Durante anos acreditou-se que a comida picante poderia trazer algum prejuízo à saúde, mas será que é assim mesmo?
Amada por uns e odiada por outros, as comidas picantes estão por toda a parte, e indiscutivelmente, provocam diversas sensações em quem as experimenta.
Ao levar, mesmo um pequeno pedaço de comida apimentada a boca, uma sensação de calor começa a surgir, e vai aumentando de acordo com a quantidade de comida ingerida.
Mais do que uma sensação, esse calor surge por meio de uma reação biológica, do nosso corpo às substâncias presentes no alimento — alicina (alho), capsaicina e piperina (pimenta), gingerol (gengibre).
Talvez você também goste de ler:
Comidas tipicas de Pernambuco: 5 Receitas deliciosas para você experimentar
Reação do cérebro ao picante
Ao entrar em contato com o organismo, a reação entendida pelo cérebro é semelhante à dor, como se houvesse sido exposto a uma alta temperatura (aproximadamente 43ºC).
Respondendo à “ameaça”, o cérebro faz com que o sangue circule mais depressa, promovendo o aumento das ondas de calor, e consequentemente, do suor.
O que acontece, porém, se isso não for suficiente para reduzir a sensação de queimação? Nesse caso, a reação do cérebro é liberação de endorfinas, o que pode ser o responsável pelo amor que alguns nutrem por tal sabor.
Benefícios
O segredo de tudo está no equilíbrio, em quantidades certas, o sabor picante pode trazer esses benefícios:
- Descongestionamento respiratório;
- Estimulação metabólica;
- Digestão melhorada;
- Melhoria na saúde bucal;
- Emagrecimento;
Atenção: quem sofre de problemas estomacais deve limitar o consumo desta iguaria.
Culinária quente
Em toda culinária mundial, existem pratos ricos neste sabor. Os mais populares deles são:
- Moqueca de frutos do mar (Brasil) – A refeição, tipicamente baiana é super apimentada, com alho, pimentões e pimenta.
- Chilli – (México) – O prato possui ingredientes como carne, feijão, molho de tomate e pimenta.
- Pica Pau a portuguesa – (Portugal) – Famoso como um dos melhores pratos picantes do mundo, inclui itens como vitela, pimentões e pimenta malagueta.
- Mole Poblano (México) – Neste molho, o que não faltam são elementos picantes, como pimentas ancho, mulato, pasilla, pimenta chocolate e grãos de pimenta, gergelim e alho