Como cuidar de suculentas

Suculentas são fáceis de cuidar de espécies de clima quente, mas qualquer erro pode matar suas plantas. Confira abaixo as dicas da equipe do GPA Brasil.

Os tipos de suculentas são divididos em várias espécies que armazenam água nos caules ou folhas, como aloe vera e cactos.

Embora fáceis de cuidar, elas podem ser negligenciadas devido à sua reputação de serem resistentes, mas existem etapas para cuidar adequadamente dessas plantas.

Veja abaixo dicas de como cuidar de suculentas

  • Como cuidar de suculentas
  • Como regar suas suculentas
  • Regar suculentas é bastante simples, especialmente sabendo que essas plantas, assim como os cactos, vieram originalmente de países quentes e ensolarados.

Para regá-la, recomendamos o uso de um borrifador, pois é mais fácil controlar a quantidade de água que cai sobre a planta sem encharcar o solo.

É importante não encharcar o substrato, pois as suculentas não são espécies que crescem bem em solo úmido, mas sim em solo bem drenado.

Idealmente, regue uma vez por semana e observe as folhas da planta em busca de sinais de quanta água você está recebendo.

Nas estações mais frias, como inverno e outono, regue com menos frequência e use intervalos de 15 dias, pois a água evapora lentamente durante essas estações.

Como deve ser o solo?

O solo para suculentas deve ter boa drenagem, ou seja, permitir que a água flua suavemente para o vaso.

As plantas que compramos geralmente são colocadas em solo mais compacto, o ideal é substituí-lo por um solo melhor e mais solto para que suas plantas vivam mais.

O fundo do vaso ou vaso deve ter furos para que a água tenha uma forma de sair e não se acumule nas raízes, apodrecendo a planta e matando-a.

A melhor opção é o composto 10-10-10, pois contém altas concentrações de NPKs (nitrogênio, fósforo e potássio), que são facilmente encontrados na loja da sua cidade ou na internet.

Você pode escolher um pequeno vaso de plástico, que é barato e fácil de encontrar, ou um recipiente decorado que traz mais alegria e elegância ao ambiente. Talvez esta seja uma das dicas mais importantes em um livro sobre como cuidar de suculentas.

Qual é o melhor ambiente

Por serem climas quentes e as suculentas preferirem locais mais quentes, o melhor é mantê-las fora de casa.

No entanto, se você mora em um apartamento sem quintal, coloque-o próximo a uma janela ou em qualquer lugar da casa onde a luz do sol possa entrar.

As suculentas precisam de pelo menos 3 horas de sol por dia, e sim, elas precisam de exposição solar diária para ficarem fortes e bonitas.

Mas não exagere, as folhas são tão delicadas que podem queimar.

Vá de manhã ou no final da tarde, quando o sol está mais fraco.

Por exemplo, se você deseja manter suas suculentas no jardim, nosso conselho é se acostumar gradualmente ao sol. 3 horas de sol na primeira semana, 4 horas na segunda semana e assim por diante.

Nenhuma dessas plantas gosta de sombra ou escuridão, e se você estiver usando para decorar uma sala que não tem muita luz solar, você precisará retirá-la em algum momento do dia.

Como podar

A poda é muito simples, mas nem todos os casos exigem, fique atento.

Para podá-la, basta retirar as folhas murchas e secas, as pétalas deixam de ser lisas, e enrugam quando apodrecem ou secam.

No entanto, antes de colher as folhas, você deve observar quais fatores estão influenciando nesse comportamento da planta e tentar corrigi-la e restaurar as folhas murchas.

As suculentas podem desenvolver folhas marrons ou amarelas murchas quando regadas em excesso, reduza a quantidade de água como teste em um teste de rega.

Outro problema comum é que muito pouca água é fornecida, e acredita-se amplamente que esta espécie dificilmente gosta de água.

Outro fator que pode afetar as folhas é a falta de nutrientes necessários para o desenvolvimento normal da planta.

Lidar com pragas

As principais pragas suculentas são os pulgões e as famosas cochonilhas. Essa dica não pode faltar em um artigo sobre como cuidar de suculentas.

Essas criaturas aparecem quando as plantas estão no jardim, principalmente quando estão próximas umas das outras.

Se você notar o alargamento repentino de folhas e brotos, pode ser pulgões. Para removê-lo, faça sua própria solução com detergente, fumaça e água. Aplique e aguarde.

As cochonilhas podem ser notadas através das teias que deixam, e é fácil confundi-las com a presença de aranhas.

Para removê-los, passe as folhas por uma bucha ou pano embebido em água com sabão.

Como replantar

Recomendamos replantar assim que você levar suas plantas para casa, pois o solo pode ser muito compacto, fazendo com que a água se acumule no vaso e cause podridão nas raízes.

Mas outra maneira de plantar, se você estiver tentando cultivar novas suculentas em casa, é arrancar uma pétala e colocar o solo suavemente.

A parte que gruda na planta deve ficar sempre voltada para baixo. Em breve você terá novos brotos.

Viu como é fácil? Siga nossas dicas e você terá suculentas em sua casa por anos e saberá como cuidar melhor de suas suculentas.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia mais