Como reverter um PIX enviado nos bancos
Para realizar uma transferência via PIX, é bem simples! Basta informar a chave do destinatário ou, se preferir, é possível realizar a leitura de um QR code gerado pelo recebedor.
É justamente nessa simplicidade que muitas pessoas acabam mandando um PIX de forma errada. E aí?! Você saberia como reagir ao enviar ou receber um PIX indevido? Saiba mais!
Como evitar fazer transferências PIX erradas?
Para evitar transferências erradas, é importante seguir algumas práticas e tomar precauções. Julia, moradora de Macapá (AP), recebeu um PIX por engano e devolveu o valor. Porém, nem todas as pessoas se comportam assim.
Leia mais:
Pix ultrapassa fronteiras: Brasileiros poderão utilizar serviço de pagamento na Argentina
Atenção! Estes bancos já estão cobrando TAXAS no PIX: Veja a lista completa!
O PIX não possui uma funcionalidade de devolução. Após a confirmação de uma transferência por PIX, os valores são transferidos instantaneamente e não é possível reverter ou corrigir a transação de forma direta.
Portanto, é extremamente importante ter cuidado ao inserir as informações do destinatário e revisar todas as informações antes de confirmar. No caso de Julia, ela entrou em contato com o banco, que orientou ela de como realizar a devolução.
Ele me mandou o nome completo dele, CPF, aí eu chequei os dados e devolvi. Ele pediu desculpas pelo engano e agradeceu bastante por eu ter sido, como ele falou, muito honesta. Ele até falou que eu podia ficar com R$ 50. Eu disse que não precisava, mas ele insistiu e depois acabou me mandando mesmo assim. Mas não precisava porque eu acho que isso é o mínimo, a gente não tem que se aproveitar dessa situação, contou Julia
Breno Lobo, consultor do Banco Central do Brasil, explicou que caso o destinatário não devolva um PIX ”errado”, ele pode procurar a justiça.
Quem tem que iniciar a transação nesse caso é o usuário recebedor. Se não resolver de boa-fé, a pessoa que fez o PIX deve acionar o banco, porque ele tem todos os dados da pessoa que recebeu e pode entrar em contato com a instituição na qual o recebedor tem conta, para que haja a devolução dos recursos, explicou Lobo.
Se você recebeu um PIX por engano, é recomendável tomar medidas para devolver o valor à pessoa que realizou uma transferência equivocada. Basta clicar na opção ”devolver”, que o valor será estornado.