A Caverna do Dragão de fato foi um desenho clássico que marcou a geração de muitas pessoas, sendo até hoje um desenho muito comentado por ter seus episódios cancelados ou até sombrios.
O desenho é famoso e aclamado pelas suas teorias e seus episódios divertidos, um plano mágico que conta com a narrativa de entrar em uma montanha russa chamada Dungeons & Dragons.
Ele foi lançado em 1983 e relata a jornada de Hank, Eric, Sheila, Presto, Diana e Bobby. O que você não sabe, contaremos agora. Alerta de spoiler!
OS CRIADORES DA CAVERNA DO DRAGÃO
Foi escrito por grandes escritores de quadrinhos, como por exemplo, Mark Evanier, criador de Garfield e seus amigos, também ficou responsável pelo desenho. Steve Gerber, cocriador de Howard o Pato, foi roteirista. E Paul Dini, também roteirista, levou créditos pela introdução de Arlequina no desenho do Batman.
O PERSONAGEM ERIC
Todo mundo tem seu personagem favorito, poucos conseguem gostar muito do Eric, que foi criado sim para ser chato ou se você não acha o Eric chato, foi criado como medroso que reclama constantemente sobre o plano do grupo.
O modo como ele é e age, é proposital. O objetivo dos criadores era passar a ideia de que trabalhar em equipe e manter a equipe sempre juntos, pensando uns nos outros é o que vale a pena no final.
Diferente das ideias do Eric, que é pessimista e sempre acha ótimo se separar do grupo, porém nunca acontece e sempre mostram que, caso se separassem o plano não daria certo.
A SHEILA ERA UMA LADRA
A classe de Sheila nunca era mencionada nos episódios pelo Mestre dos Magos, isso por que ela era uma ladra. E por reclamações dos pais, que não queriam que os filhos tivessem a personificação de um “ladrão legal”, os criadores deixavam de lado.
Por isso o Mestre dos Magos nunca revelou sua classe, sendo só exibida na abertura do desenho e não notada pelas crianças.
OS EPISÓDIOS POLÊMICOS
O Vingador, como é o vilão do desenho, está constantemente impedindo os heróis de voltarem para a casa, o que revoltou os pais e quase fez um episódio ser cancelado.
O episódio Apagando-se o Tempo, faz uma alusão fortíssima do antagonista ajudando os nazistas a vencerem a guerra, visto que no episódio o Vingador acha um portal para o passado.
O vilão traz um piloto da segunda guerra mundial, porém as crianças o encontram primeiro e o piloto acaba por gostar das crianças, desistindo de ajudar a Alemanha a vencer a guerra.
Como visto acima, os episódios sempre contêm violências, brigas e lutas, cuja narrativa é sempre com as crianças tentando voltar para a casa e o vilão tentando impedir.
Só que o antagonista prova que pode fazer de tudo para tentar continuar impedindo, nesse episódio os heróis ficam frustrados e decidem recorrer ao icônico dragão de 5 cabeças, o Tiamet de Dungeon & Dragons.
Assim, eles teriam duas opções: se manter herói ou escolher o caminho da vingança. E como o episódio colocou à prova a bondade dos heróis, os pais não gostaram por considerarem violento.
Entretanto, as reclamações não tiveram força de fazer o episódio sair do ar. O último episódio vem recheado de confirmação de teoria, principalmente sobre o filho perdido do Mestre dos Magos.
A REVELAÇÃO DO ÚLTIMO EPISÓDIO
A Caverna do Dragão foi cancelada em 1985, sem um fim de fato para o grupo, ou sem saber se finalmente eles conseguiriam voltar para a casa.
Michael Reaves parece ter escrito uma conclusão que seria o último episódio da temporada pondo fim ao desenho.
Nesse episódio, o Mestre dos Magos e o Vingador se encontram e o vilão propõe um trato, no qual o Mestre precisava ignorar os heróis. Caso os heróis ainda se mantivessem firmes no caminho, poderiam voltar para a casa, se não, o antagonista iria destrui-los.
Os heróis partem então para a missão e encontram com o Vingador que faz a proposta de finalmente voltarem para a casa. Com o Mestre dos Magos ignorando, Presto, Eric e Sheila cedem à proposta do vilão e separam o grupo de heróis.
Os heróis voltam a se reunir para uma batalha onde é revelado que o objetivo deles era ajudar na redenção do Vingador, dessa forma, foram levados para a terra de Dungeon & Dragons.
Explica também que o Vingador é filho do Mestre dos Magos, após ser corrompido por uma entidade maléfica muito tempo atrás. Confirmando então que ele é o filho perdido.