O que fazer se você cometeu um erro ao fazer um PIX? Descubra como agir
Será que é possível recuperar o dinheiro enviado por PIX para um destinatário errado?
Muito popular no Brasil, o PIX é uma forma de pagamento eletrônico criado recentemente pelo Banco Central, que se tornou muito popular.
Um dos motivos por trás do sucesso do PIX é que em comparação com outras formas de transação, é mais flexível, por exemplo permite a realização de operações a qualquer momento, independente de ser dia ou noite.
O pagamento pelo PIX pode ser realizado sem custo para qualquer conta, de qualquer banco, instantaneamente. Porém, isso pode resultar em outro problema, pois se o dinheiro cai tão rápido na conta de destino, existem meios para corrigir caso faça uma transação errada?
Você também pode gostar de ler:
Vítima de roubo milionário, Simaria aponta ex-marido como responsável pelo crime
Imposto de Renda, saiba como conseguir um desconto de até 63%
É possível anular uma transferência feita por PIX?
Não, uma vez realizado, não é possível cancelar a operação feita via PIX, pois o envio do dinheiro é feito instantaneamente. Com isso, fica claro que é impossível cancelar a transação antes que o valor caia na conta favorecida.
Com isso em mente, nunca é demais relembrar: antes de realizar uma transação, confira bem os dados!
Mesmo assim, imprevistos acontecem, então se você cometeu um erro ao fazer um PIX, uma das primeiras opções é entrar em contato com o titular da conta e solicitar a devolução do dinheiro.
Esse processo pode ficar um pouco mais complicado no caso das transferências com chaves aleatórias. Nesses casos, a indicação é buscar o banco de destino e conversar em busca de uma solução.
As coisas podem se complicar ainda mais se a pessoa que recebeu, indevidamente, a transferência, se recusar a devolver, pois casos assim, implicariam resolver a questão de forma judicial.
Nesse ponto, cabe uma informação adicional, atualmente a justiça já possui meios de identificar recebimentos indevidos. Então, caso você receba um PIX por engano, lembre-se sempre de buscar a origem do dinheiro para devolver, e assim evitar problemas judiciais.