Segundo Especialistas, Pets São Capazes De Ajudar Na Saúde Mental De Seus Donos

O amor e companheirismo que os pets são capazes de proporcionar fazem com que na grande maioria das vezes eles sejam considerados membros da família, alguns contam até com uma festinha de aniversário!

Cientificamente é comprovado que eles ajudam sim e muito no que diz respeito a saúde mental de seus respectivos tutores.

A ocitocina é coloquialmente conhecida como o hormônio do amor, os pesquisadores do Instituto de Pesquisa Animal Waltham Pet Care Science afirmam que uma maneira de aumentar esse hormônio é estando sob a tutela de pets, pois, o aumento dele diminui os níveis de estresse no organismo humano.

Isso significa que além de ter um novo membro na família, um novo melhor amigo que está a sua espera todos os dias, cuidar de um pet também ajuda no combate da solidão e, sobretudo, da ansiedade.

A veterinária Priscila Rizelo afirma que aqueles que já interagem desde filhote com os humanos possuem mais facilidades de adaptação ao ambiente e conseguem perceber mudanças emocionais no seu tutor, e até mesmo quando essas mudanças não são positivas.

É importante se atentar ao fato de que os pets, como cães e gatos, também são dotados de sentimentos e emoções, por isso, a troca na relação entre pet e tutor deve ser sempre mútua.

A psicóloga Ana Carolina Ratajczyk deixa um conselho aos tutores. Confira no link abaixo.