É de consenso popular, que as taxas de serviço e valores gerais de bens de consumo, combustível e alimentos, tem enfrentado um aumento significativo. Do outro lado, o salário não aumenta com a mesma rapidez.
Segundo dados da ABRACE (Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres), divulgados em julho, o aumento da energia foi de aproximadamente 47%, só nos últimos 5 anos.
Atualmente o país é um dos locais com a conta de eletricidade mais alta, perdendo apenas para a Colômbia. De acordo com a ABRACE, cerca de 25% do orçamento familiar chega a ser comprometido para pagar essa taxa.
Segundo Pedro Al Shara, CEO da TS Shara, a conscientização do consumidor ajudaria a solucionar muitos problemas relacionados ao consumo de energia. Medidas simples e eficazes, que podem ser praticadas diariamente poderiam ter um efeito considerável no fim do mês. O que fazer então? Confira as dicas:
Caso more em uma casa antiga ou que esteja com a instalação elétrica fora do padrão, um bom começo, seria solicitar a um profissional que avalie a rede. A sobrecarga pode gerar não somente um acréscimo na conta, mas em casos extremos, um grande risco de incêndio.Abra o link abaixo e veja a matéria completa.