Como conseguir o primeiro emprego depois dos 30 anos?

Entrar no mercado de trabalho é sempre difícil, especialmente quando já se tem uma certa idade. Mas, não desanime: tem como conseguir o primeiro emprego depois dos 30 anos.

O desemprego entre os jovens aumentou nos últimos anos. De acordo com o Atlas das Juventudes 2021, 70% dos brasileiros com idade entre 15 e 29 anos são afetados pela falta de emprego. A situação fica ainda mais complicada para quem já passou dos 30 anos e nunca trabalhou.

Neste artigo, reunimos algumas dicas para procurar o primeiro emprego de forma eficaz e aumentar as chances de ser contratado.

Dicas para conseguir o primeiro emprego depois dos 30 anos

1 – Tire o foco da sua idade

Para aumentar as chances de ingressar no mercado de trabalho, tire o foco da sua idade e corra atrás de experiências que somam pontos no seu perfil profissional. Quem foca apenas nos anos vividos perde o otimismo e a confiança em si mesmo.

2 – Identifique as suas paixões

O que você gosta de fazer? Quais são os seus interesses? E as suas melhores habilidades? Responda estas três perguntas e elabore uma lista com suas principais paixões. Em seguida, use essa relação para definir um curso que combine com o seu perfil.

2 – Volte a estudar

Então você já sabe do que gosta e escolheu uma formação alinhada ao seu perfil. É hora de arregaçar as mangas e voltar a estudar.

Caso você não tenha faculdade, matricule-se na graduação. Mas se já possui ensino superior completo, considere fazer uma pós-graduação na área para se atualizar e aumentar as chances de conseguir o primeiro emprego.

3 – Faça trabalho voluntário

A primeira experiência não precisa ser remunerada. Portanto, busque oportunidades de trabalho voluntário e aproveite essa chance para desenvolver suas competências.

Durante o tempo de voluntariado, seja humilde e entenda que você está começando algo novo. Logo, é fundamental saber ver, ouvir e aprender.

4 – Crie um currículo

Todo mundo precisa de um CV bem elaborado, especialmente quem já passou dos 30 anos e nunca teve um emprego. Nesse caso, use um currículo pronto para editare destaque as informações mais atrativas do seu perfil, como dados de ensino superior, trabalhos voluntários e projetos relevantes.

Além disso, também vale a pena incluir no documento uma lista de habilidades e competências, desde que não sejam adjetivos vazios. Fatores como intercâmbio e proficiência em idiomas também somam pontos no currículo de quem nunca trabalhou.

5 – Busque um estágio

Muitas pessoas demoram para entrar na faculdade, seja por falta de dinheiro ou oportunidade. Assim, quando conseguem o diploma, já estão com mais de 30 anos de idade e fica mais difícil conseguir trabalho. Por isso é recomendado fazer estágio durante o curso.

Durante a graduação, de preferência a partir do segundo ano, inscreva-se em programas de estágio e fique de olho nos quadros de avisos da instituição. Além disso, seja um aluno exemplar, pois assim você receberá indicações de professores para estagiar em empresas parceiras da universidade.

O estágio é, de longe, uma das melhores oportunidades para quem nunca trabalhou. Afinal, quando ele chega ao fim, há boas chances de efetivação.

6 – Procure cargos de nível básico

Quem busca o primeiro emprego não pode ser muito exigente com o nível do cargo, portanto, busque por vagas de emprego de nível básico – que não exigem experiência prévia.

7 – Faça trabalhos como freelancer

Use suas habilidades para conseguir oportunidades de trabalho como freelancer. Sendo assim, se você fala inglês fluentemente, que tal fazer traduções ou dar aulas particulares? Esse tipo de trabalho não é formal, mas pode ser citado no currículo e facilitar a conquista de uma vaga.

8 – Mantenha aquecida a rede de contatos

Em 30 anos de vida, certamente você deve ter muitos contatos nas redes sociais. Logo, mantenha todo mundo ciente da sua procura por emprego. As conexões pessoais podem se tornar boas referências de trabalho.

Se você já estuda ou faz freelas em um campo específico, outra dica é participar de grupos de networking no WhatsApp e Telegram. Desse modo, tem como criar novas conexões e obter informações sobre vagas abertas.

9 – Prepare-se para a entrevista

Depois de passar pela triagem curricular, você será convocado para uma entrevista de emprego. Então, durante os meses de busca por emprego, tenha o cuidado de treinar a conversa com o recrutador.

Durante a entrevista, uma coisa é fato: o recrutador vai perceber que você nunca trabalhou. Então, para não ser reprovado na etapa, responda todas as perguntas com honestidade e procure destacar outros pontos do seu perfil no bate-papo, como fluência em línguas e outras habilidades.

Sem contar mentiras, procure “vender o peixe” de candidato ideal e adequado para a empresa – mesmo sem nunca ter trabalhado.

10 – Defina metas e faça um cronograma

A jornada da busca por emprego pode levar dias, semanas e até meses. Dessa forma, não desista no primeiro “não”. Muito pelo contrário, defina suas metas e elabore um cronograma para manter o foco na procura por trabalho.

Consulte anúncios em classificados online, preencha formulários eletrônicos e entregue currículos pessoalmente.

Conclusão

Agora você já sabe como conseguir o primeiro emprego depois dos 30 anos. Coloque as dicas em prática e, muito em breve, a tão esperada vaga vai aparecer.

Por fim, sua idade não deve ser um obstáculo na busca por emprego. Por mais que o mercado de trabalho esteja acirrado, sempre há chances para pessoas que se qualificam e sabem onde querem chegar.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia mais