Placa de vídeo para PC: saiba tudo sobre esse componente

Poucos componentes do PC são tão críticos para o desempenho quanto Placa de vídeo para PC (também conhecida como GPU). Por exemplo, quando se trata de jogos, a GPU desempenha um papel importante.

Isso porque afeta diretamente que tipo de jogo e que tipo de experiência você pode esperar. No entanto, escolher uma placa gráfica pode ser um desafio ao comparar computadores, pois existem centenas de variações.

Mas não se preocupe, depois de ler este guia, você saberá exatamente como escolher esse componente para atender às suas necessidades. Neste artigo, vamos dar uma olhada nas especificações importantes das placas gráficas de PC, como a importância delas e os tipos que existem. Boa leitura!

O que é uma placa gráfica para PC e que tipo de placa gráfica?

O que é e que tipo de placa gráfica para PC

A placa gráfica é uma parte essencial de um computador e sua finalidade é renderizar gráficos. Sem uma placa gráfica, seu computador não poderá exibir nada, muito menos executar como você deseja.

Simplificando, a GPU pega os dados do processador e trabalha com software para determinar onde colocar os pixels na tela. Nesse sentido, ele é conectado à placa-mãe para combinar com o bom desempenho do computador.

Além disso, é chamado de controlador de vídeo, placa gráfica ou adaptador de vídeo. De qualquer forma, existem vários tipos diferentes de placas gráficas para PC, conforme listado abaixo.

Tipo de Placa de vídeo para PC

Computadores diferentes têm necessidades muito diferentes. Por esta razão, existem muitos tipos de placas gráficas para PC. Aqui está o que você precisa saber sobre gráficos integrados, gráficos dedicados e gráficos de estação de trabalho. Verificar!

Placa de vídeo integrada para PC

Alguns processadores têm gráficos de PC integrados. Nesse caso, eles são perfeitos para máquinas que precisam apenas realizar tarefas básicas como processamento de texto ou navegação na web.

Ao usar gráficos integrados, o monitor será conectado diretamente à placa-mãe. Uma GPU integrada tem uma fração dos recursos de uma GPU dedicada. No entanto, eles podem economizar muito dinheiro.

Placa especial

As placas gráficas dedicadas contêm os vários ventiladores que você vê em PCs e estações de trabalho para jogos. Nesse sentido, os cartões dedicados contêm componentes poderosos projetados para obter o máximo desempenho absoluto de sua máquina.

Por exemplo, os jogos de PC modernos superaram a capacidade de sobrevivência das placas integradas. GPUs dedicadas são uma obrigação para jogos nos dias de hoje.

Placa gráfica para PC da estação de trabalho

O uso de programas com uso intensivo de gráficos, como editores de vídeo e fotos ou software de renderização 3D, pode exigir um desempenho maior do que os jogos. Por esta razão, existem placas gráficas para PCs de estações de trabalho.

As GPUs de estação de trabalho são placas gráficas dedicadas, projetadas internamente com software em mente, não jogos.

O que considerar ao escolher uma placa gráfica para PC

Muitas especificações diferentes são usadas para descrever as placas de vídeo do PC. Algumas informações são mais importantes que outras, mas todas as especificações devem ser consideradas ao escolher uma placa gráfica.

Com isso em mente, reunimos alguns dos termos mais comuns que você ouvirá e o que eles significam quando se trata de escolher uma placa gráfica e o desempenho da máquina. Olhar!

Memória da Placa de vídeo para PC

Esta é a quantidade de RAM (Random Access Memory) que sua GPU possui. Os jogos modernos exigem um cartão com pelo menos 4 GB de RAM, sendo 6 GB ou mais, ideal para jogos em 1080p em configurações altas.

De um modo geral, quanto mais memória, melhor o desempenho do cartão. No entanto, outros fatores, como a velocidade da memória, também podem afetar o desempenho do PC.

Velocidade da memória

A largura de banda ou a velocidade da memória informam a velocidade com que a RAM da placa gráfica do seu PC pode ser executada. Isso é importante porque os cartões geralmente podem ter a mesma quantidade de memória, mas velocidades diferentes. Nesse sentido, pode levar a um desempenho significativamente diferente.

Conexão de força

Quase todas as placas gráficas de PC dedicadas exigem mais energia do que os típicos 75 watts fornecidos por um slot PCIe. A necessidade de mais energia pode ser atendida conectando a fonte de alimentação do PC diretamente à GPU através do conector de alimentação de 6 ou 8 pinos.

Ao comprar uma placa gráfica, certifique-se de verificar se a fonte de alimentação está conectada corretamente.

TDP afeta o desempenho das placas gráficas do PC

Falando em energia, TDP ou Thermal Design Power é uma especificação de quanta energia uma placa gráfica de PC consome e quanto calor ela gera. Essencialmente, quanto maior o TDP, mais energia a placa gráfica precisa.

Felizmente, a maioria das GPUs modernas vem com o tamanho de fonte de alimentação recomendado (em watts) na caixa. Além disso, o TDP pode ajudá-lo a determinar a solução de resfriamento certa para o seu sistema.

Tamanho da placa gráfica do computador

Às vezes referido como fator de forma, o tamanho de uma placa gráfica de PC é importante por vários motivos. A principal razão é que a GPU precisa ser adequada para sua situação.

As placas gráficas vêm em vários tamanhos, medidos pelo comprimento da GPU e pelo número de slots PCIe que a placa gráfica ocupa no gabinete do computador.

Para concluir sobre a Placa de vídeo para PC

Escolher qualquer peça para o seu computador pode ser difícil, especialmente quando se trata da placa gráfica do seu PC. A Placa de vídeo para PC é provavelmente a parte mais cara da montagem da máquina.

Como existem tantas placas gráficas diferentes, conhecer as especificações de cada uma é essencial para garantir que você obtenha a melhor GPU possível. Além disso, pode ser útil saber que tipo de jogos ou software você precisa executar no seu PC.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia mais