Como saber se o ovo está estragado?

Você tem dúvidas sobre como saber se o ovo está estragado? Diferente de outras comidas e bebidas, não dá para saber se um ovo está bom só de olhar para ele. Então, há sempre o risco de quebrar um ovo ruim e estragar o resto da receita.

Para evitar que isso aconteça, as donas de casa estão sempre procurando um modo de testar o ovo antes de usar. O que é uma dica útil para qualquer pessoa que queira cozinhar com ovos.

Pensando nisso, reunimos nesse post algumas dessas dicas, que são simples, mas funcionam. Não quer estragar suas receitas com ovos ruins? Leia até o final para descobrir como saber se o ovo está estragado!

Então, como saber se o ovo está estragado?

Uma das formas mais utilizadas para saber se um ovo está próprio para o consumo é o teste da água. Pois, além de simples, é um método muito eficaz.

Para isso, tudo que você precisa é de uma vasilha com água onde seja possível mergulhar e observar o ovo todo. Por exemplo: um copo de vidro transparente. Encha esse recipiente com água e com cuidado coloque o ovo dentro.

Feito isso, observe o resultado, como segue:

  • Quando o ovo afunda totalmente, de modo horizontal ele está próprio para o consumo;
  • Caso o ovo fique um pouco inclinado, ele não é fresco, no entanto, ainda está bom para comer;
  • Se o ovo boiar na água, ele está estragado e você não deve consumir.

Isso acontece porque o ovo estragado tem muito gás e pouco líquido. Como consequência, ele é muito mais leve, e flutua na água.

Como saber se o ovo está estragado com o teste da lanterna

Esse é um teste menos conhecido, contudo, também muito eficaz para descobrir se um ovo está bom ou está estragado. Para realizar, tudo que você precisa é de uma lanterna, que pode ser a do seu celular.

Encoste a luz da lanterna na casca do ovo e observe o resultado. Pois, se o ovo ficar todo iluminado, brilhante, então ele está próprio para o consumo.

Mas, quando o ovo já está estragado ocorre o contrário. Ele fica todo escurecido. Portanto, não é difícil observar a diferença. Por exemplo, quando o ovo está começando a estragar, ele vai apresentar algumas manchas escuras na luz.

Isso acontece porque um ovo fresco tem muita água, e esse líquido permite a passagem da luz, o que faz o ovo brilhar na lanterna. Entretanto, quando está estragado, o ovo está cheio de oxigênio e não de água. Então, ele não vai brilhar na luz da lanterna.

Mas, como ter certeza de que o ovo está fresco?

A melhor forma de saber se o ovo está estragado é quebrar o ovo em uma vasilha separada e observar. Se o ovo estiver totalmente estragado ele terá um cheiro muito forte.

No entanto, quando ele está começando a estragar é preciso observar bem a textura e a cor da gema e da clara, como segue:

  • O ovo fresco tem a gema firme e bem redonda. E a clara tem uma textura gelatinosa, brilhante, com uma dor que lembra o cheiro de cloro;
  • Mas, o ovo velho tem a clara muito líquida, aguada e uma gema plana, que se quebra com facilidade.

Quebrar o ovo antes de usar na sua receita é a forma mais segura de ter certeza de que seu alimento está fresco e livre de bactérias. Então, vale a pena fazer esse teste.

Concluindo

Existem diferentes formas de como saber se o ovo está estragado. Portanto, você pode fazer o teste aí mesmo na sua casa e ver como elas funcionam na prática.

Apesar disso, o mais recomendado ao cozinhar com ovos é sempre quebrar cada um separadamente. Por que, se um deles estiver ruim, não vai estragar toda a sua receita.

Além disso, isso também ajuda a saber se o ovo está mesmo fresco. Ou, já está um pouco velho, embora ainda possa ser próprio para o consumo. Gostou desse artigo? Comente!

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia mais