- Publicidade -

Perigo Ignorado: Moradores colocam vidas em risco ao negar evacuação em áreas inundadas

0

Profissão Repórter testemunha drama em Pelotas: Remoção compulsiva encontra resistência

- Publicidade -

O programa Profissão Repórter da Globo acompanhou, em Pelotas, Rio Grande do Sul, a dramática execução de uma ordem judicial que determinava a evacuação de moradores de suas casas em um bairro atingido pelas enchentes. A operação, marcada por resistência e acaloradas discussões, evidenciou a difícil situação das famílias que perderam seus lares e enfrentam o medo do futuro.

Entre a água e a incerteza: Moradores resistem à evacuação

Em meio à crescente força da água que invadia as casas, o promotor de Justiça Rogério Caldas tentou explicar aos moradores a necessidade da remoção: “Neste momento, há uma decisão judicial para que vocês desocupem essa área. O que nós viemos fazer com a Defesa Civil? Os comunicar da decisão. Se nós não conseguirmos a cooperação dos senhores, nós teremos que vir, infelizmente, com uma força policial para os ajudá-los a sair. Não é esse o intento”.

Leia mais:

- Publicidade -

Crime disfarçado de solidariedade: Grupo simulava contas do governo para roubar doações

No entanto, muitos moradores, com medo de serem roubados, resistiam a deixar seus lares. “E a segurança da nossa casa, se alguém invadir, tomar conta ou roubar?”, questionou a dona de casa Rosa Helena. O promotor, buscando tranquilizá-la, rebateu: “No primeiro momento, o importante é sua vida. As águas estão subindo, ninguém controla as águas”.

Entre a vida e os bens materiais: A dor da escolha

O programa mostrou cenas comoventes de moradores carregando seus pertences e se dirigindo a abrigos, enquanto militares do Exército auxiliavam no transporte de móveis em um caminhão. A comerciante Ivanes Sanches, com a voz embargada pela emoção, desabafou: “O que a gente puder salvar, a gente salva. Vamos preservar a vida e que Deus nos abençoe e nos proteja. Só o que a pode fazer é tentar reconstruir depois”.

O Profissão Repórter, com sua sensibilidade jornalística, captou a complexa realidade vivida pelos moradores de Pelotas, entre a urgência de salvar suas vidas e o apego aos bens materiais que representam memórias e histórias. A reportagem serve como um lembrete da importância da empatia e do apoio social em momentos de crise, além de destacar a necessidade de políticas públicas eficazes para auxiliar as vítimas de desastres naturais.

- Publicidade -

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas