- Publicidade -

Hospital de campanha em Porto Alegre abre as portas para aliviar picos de atendimento: Saiba mais!

0

Em resposta aos desafios impostos pelas inundações que assolaram Porto Alegre, o Ministério da Saúde inaugurou na noite de terça-feira (14) um hospital de campanha na Zona Norte da cidade. Localizado junto à UPA Moacyr Scliar, o novo equipamento médico visa aliviar a pressão sobre as unidades de saúde tradicionais da região, que tiveram seus serviços parcialmente suspensos devido aos alagamentos.

- Publicidade -

Estrutura e funcionamento do hospital

Equipado para atender cerca de 150 pacientes por dia, o hospital de campanha funcionará 24 horas, oferecendo atendimento médico de baixa complexidade, como consultas, medicações e orientações. A equipe multidisciplinar que compõe a unidade é composta por seis médicos, três enfermeiros e oito técnicos, oriundos da Força Nacional, do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Grupo Hospitalar Conceição.

Imagem: Cristine Rochol/PMPA/CP

Leia mais:

- Publicidade -

Enchentes no RS: Políticos avaliam adiamento das eleições municipais

Nível do Guaíba supera 5 metros e causa ainda mais transtornos em Porto Alegre

Foco na prevenção e atendimento precoce

O foco do hospital de campanha está no atendimento de pacientes com sintomas de gripe, febre e outras demandas de baixa complexidade, liberando espaço nas unidades tradicionais para casos mais graves. Além disso, a equipe da unidade também está orientando a população sobre a importância da vacinação, especialmente contra o tétano e a gripe, medidas essenciais para prevenir doenças e reduzir a demanda por serviços médicos.

Expansão para outras regiões

- Publicidade -

A iniciativa do Ministério da Saúde não se limita a Porto Alegre. A pasta prevê a instalação de quatro hospitais de campanha no Rio Grande do Sul, com o objetivo de fortalecer a rede de atendimento médico em áreas afetadas pelas inundações. O primeiro hospital já está em operação em Canoas, na Região Metropolitana, e o segundo foi inaugurado em Porto Alegre. A montagem de um terceiro está prevista para esta quarta-feira (15) em São Leopoldo, no Vale do Sinos, e o local para a quarta unidade ainda está sendo definido.

Com a abertura do hospital de campanha em Porto Alegre e a previsão de novas unidades em outras regiões do estado, o Ministério da Saúde demonstra seu compromisso em garantir o acesso à saúde de qualidade para a população gaúcha, mesmo em situações adversas como as provocadas pelas inundações. A iniciativa representa um importante passo para fortalecer a rede de atendimento médico e aliviar a pressão sobre as unidades tradicionais, assegurando que todos os cidadãos tenham acesso ao cuidado necessário.

Informações adicionais:

  • Capacidade: 150 pacientes por dia
  • Funcionamento: 24 horas
  • Localização: Junto à UPA Moacyr Scliar, na Zona Norte de Porto Alegre
  • Serviços: Consultas, medicações, orientações e vacinação
  • Profissionais: 6 médicos, 3 enfermeiros e 8 técnicos
  • Outros hospitais de campanha: Canoas, São Leopoldo (a ser inaugurado) e 4ª unidade a ser definida

Dicas para evitar doenças:

  • Lave as mãos com frequência com água e sabão
  • Cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar
  • Evite contato com pessoas doentes
  • Mantenha seus ambientes ventilados
  • Vacine-se contra o tétano e a gripe
  • Lembre-se: A sua saúde é importante! Seja responsável e tome medidas de precaução para evitar doenças e proteger a si mesmo e aos que estão ao seu redor.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas