Colágeno para a pele: Veja dicas de uma nutricionista e destaque os benefícios do iogurte com proteínas
Cuidados com a pele: entenda os benefícios do colágeno para a saúde
Para manter a pele firme e prevenir o envelhecimento precoce, nada melhor do que lançar mão de uma proteína milagrosa: o colágeno. Essa super molécula está presente em todos os nossos tecidos conjuntivos, incluindo a pele, ossos, dentes, vasos sanguíneos e músculos.
Inevitavelmente, a partir dos 30 anos, a produção deste precioso aliado começa a diminuir de maneira gradual. Mas além da idade, outros fatores externos como a luz solar, o fumo, uma dieta inadequada e o sedentarismo também contribuem para a redução de sua taxa de produção.
Leia mais:
Adolescente vítima de bullying e homofobia abre fogo em escola, mata uma e fere dois
Ataque em escola desperta alerta: Lula condena fácil acesso de jovens a armas
Como estimular a produção de colágeno?
Mas nem tudo está perdido! Segundo a nutricionista Liz Galvão, existem diferentes formas de estimular o corpo a produzir mais colágeno. O consumo de alimentos ricos em proteínas, como carnes e ovos, e a ingestão de minerais e vitaminas, como a vitamina C, zinco e silício, são algumas das formas. Outras opções incluem incorporar na alimentação diária frutas cítricas, nozes, aveia e frutos do mar.
Qual o papel dos iogurtes nesta história?
Uma outra dica da especialista é optar por iogurtes que sejam ricos em colágeno hidrolisado. “Esses produtos são naturalmente proteicos devido à sua principal matéria-prima, o leite. Há ainda opções enriquecidas com proteína que são perfeitas para lanches do dia a dia”, explica Liz.
Ela também destaca que é preferível escolher alimentos com ingredientes de origem natural, sem adição de açúcares e com aplicação de colágeno. Uma boa pedida são os iogurtes com adição de colágeno verisol. Eles possuem ação comprovada na reposição do colágeno em áreas específicas do corpo e são considerados os melhores para fins estéticos.
Liz ainda reforça que a ingestão de alimentos ricos em colágeno devem entrar na rotina, mas sem deixar a hidratação de lado. “Além do consumo de alimentos, a ingestão de água é fundamental para maximizar os benefícios do colágeno”, finaliza a nutricionista.