Desafios na disponibilidade de carros: Entendendo as razões por trás da dificuldade em conseguir um Uber ou 99
Ficou notório nos últimos meses um aumento significativo na dificuldade em conseguir um carro de aplicativo, como Uber e 99. Clientes têm vivenciado situações onde uma solicitação de viagem demora muito para ser aceita ou é diretamente cancelada, gerando frustração e questionamentos. Diversos fatores estão por trás dessa mudança, no entanto, o principal motivo para tais acontecimentos é a insatisfação dos motoristas com relação aos seus lucros.
Os motoristas dessas plataformas não têm autonomia para definir o preço das corridas, pois, seguem algoritmos pré-estabelecidos. Devido a este fator, esses profissionais não conseguem repassar aos clientes encargos adicionais com combustível e manutenção. Como consequência, muitos motoristas têm se mostrado mais seletivos antes de aceitar uma corrida, avaliando se realmente será vantajosa para ele.
Leia mais:
Uber recebe multa HISTÓRICA de R$ 1 bilhão no Brasil e anuncia luta legal
Você não vai acreditar no que aconteceu a este YouTuber: uma semana em um túmulo!
Como a tecnologia tem impactado essa situação?
O contexto tem motivado até mesmo o surgimento de aplicativos voltados para motoristas. Tais ferramentas têm o intuito de auxiliar esses profissionais a avaliar se uma corrida vale a pena ou não, apresentando o valor que o motorista ganharia por minuto ou por hora ao aceitá-la. O aplicativo StopClub, por exemplo, que realiza esta função, chegou a ser questionado na justiça pela Uber.
A remuneração dos motoristas é justa?
Existem reclamações quanto às taxas cobradas pela Uber por cada corrida. Essas taxas, que antes eram fixas, agora se tornaram flexíveis, sem que o motorista tenha conhecimento antecipado de qual será o valor exato. Esta incerteza tem contribuído para a atitude reservada de muitos motoristas na hora de aceitar uma nova corrida.
Outras estratégias adotadas pelos motoristas para contornar este cenário incluem aceitar algumas corridas que não desejam cumprir e as cancelar poucos minutos depois. Apesar de eficaz para os motoristas, essa prática acaba gerando problemas para usuários, que podem acabar esperando em vão por uma corrida que nunca chegará.
E agora, quais as perspectivas para o futuro?
Essa complicada situação tem motivado um debate no Congresso sobre a aplicação de novas regras para a remuneração de trabalho por aplicativo. Uma das ideias em pauta é a implementação de uma remuneração mínima para os motoristas. Será que essa diretiva poderia trazer equilíbrio para o setor? Ainda é cedo para dizer, mas o que é certo é que tanto passageiros quanto motoristas aguardam ansiosamente uma solução para este problema.