Presidente Lula propõe oportunidades de investimento em energias verdes no Brasil para empresários sauditas
O presidente Lula promove energias verdes em discurso a empresários brasileiros e sauditas
O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, durante uma visita oficial à Arábia Saudita nesta semana, fez uma apresentação voltada para projetos de “energias verdes” para empresários brasileiros e sauditas. Lula busca, através desse discurso, destacar as oportunidades de investimento no Brasil na área de energias renováveis.
Na sua fala, Lula enfatizou o compromisso do Brasil em desenvolver uma matriz energética mais sustentável, com a meta de tornar o Brasil a “Arábia Saudita da energia verde” nos próximos dez anos. O compromisso brasileiro inclui ainda o objetivo de atingir o desmatamento zero até 2030 e a intenção de descarbonizar o planeta como parte do enfrentamento às mudanças climáticas.
Leia mais:
Lula em xeque: O que o salário mínimo de R$ 1.421 pode trazer de impactos em 2024?
Presidente Lula chacoalha política nacional: Dino ao STF e Gonet para PGR
O que Lula propôs aos empresários brasileiros e sauditas?
Ao chamar a atenção dos empresários para o potencial energético brasileiro, Lula convidou os empresários a construírem parcerias com empresas brasileiras, mencionando oportunidades em setores diversos, que incluem a produção de fertilizantes e o apoio à estruturação do Novo Banco de Desenvolvimento do Brics.
“No Brasil, nós estamos levando muito a sério essa questão da energia renovável. E vocês já sabem que nossa energia elétrica é quase 90%, totalmente, renovável. O potencial do Brasil e das energias é muito grande e nós queremos construir parceria com vocês e que sejam sócios do Brasil no desenvolvimento dessa nova matriz que o mundo precisa, que o mundo sonha e que nós podemos oferecer”, referenciou o presidente.
Como foi a viagem de Lula à Arábia Saudita?
O fórum empresarial no qual o presidente Lula destacou as oportunidades de investimento no Brasil foi organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e pelo governo saudita.
A passagem pela Arábia Saudita foi a primeira parada de uma viagem do presidente pelo Oriente Médio, que também inclui a participação na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 28), em Dubai, nos Emirados Árabes.
Além disso, Lula aproveitou a oportunidade para reafirmar a entrada da Arábia Saudita no Brics, bloco composto por Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul, juntamente com Argentina, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã a partir de 2024, e convidou os empresários sauditas a fortalecerem o banco do Brics por meio de aportes financeiros.
Em 2025, o Brasil presidirá o Brics e também sediará a COP 30, em Belém, no Pará. Lula fez um convite especial ao príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, para que atue junto ao Brasil nesses eventos e visite o país na ocasião da COP 30.