- Publicidade -

Saiba tudo sobre o abono salarial PIS/Pasep 2022: Novo calendário, condições e dicas para saque!

0

Informações importantes sobre o pagamento do abono salarial PIS/Pasep de 2022

- Publicidade -

Como tem sido regra nesses tempos, a população aguarda ansiosamente por qualquer ajuda financeira que possa vir do governo. Um dos temas que tem gerado muitas dúvidas recentemente é o pagamento do abono salarial do PIS/Pasep para os trabalhadores que tiveram suas carteiras assinadas em 2022. Não se preocupe, estamos aqui para esclarecer tudo para você.

Como a pandemia afetou o calendário do PIS/Pasep?

Para entender a questão do momento, devemos voltar um pouco ao passado. O pagamento do PIS/Pasep referente a 2020 acabou sendo adiado para 2021 devido à realocação de recursos para o combate à pandemia de Covid-19. Significa que o abono salarial do ano-base 2020 só foi pago em 2022. Agora, em 2023, o pagamento referente a 2021 acabou de ser efetuado.

Leia mais:

- Publicidade -

PIS/Pasep 2024: Quem tem direito e como será o pagamento?

Crédito especial de R$ 85,2 milhões planeja resgatar saldo do PIS/Pasep: Saiba como ser beneficiado

Quando será pago o abono salarial de quem trabalhou em 2022?

Seguindo esse novo ritmo, podemos então esperar que os trabalhadores que atuaram em 2022 receberão seus abonos somente em 2024. Contudo, tudo pode mudar, uma vez que o governo ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto. O PIS será destinado aos trabalhadores da iniciativa privada pela Caixa Econômica Federal, enquanto os servidores públicos receberão o Pasep pelo Banco do Brasil. Enquanto aguardamos mais informações, é importante ficar de olho nas atualizações oficiais.

PIS/Pasep ; abono salarial
Fonte: FDR

- Publicidade -

Quais são as condições para receber o PIS/Pasep?

Para ser contemplado com o benefício, o trabalhador precisa estar inscrito no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos. Além disso, deve ter trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base considerado para a apuração, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. É fundamental que os dados do servidor sejam reportados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). O valor do benefício é calculado com base no salário mínimo vigente no ano do pagamento, ou seja, só saberemos o valor exato do PIS 2024 quando o salário mínimo for divulgado.

Como consultar o PIS/Pasep pela internet e realizar o saque?

Para verificar se têm direito ao saque, os trabalhadores podem acessar o site do governo federal ou da Carteira de Trabalho Digital. A central Alô Trabalhador, pelo telefone 158, também oferece esse serviço. E quanto ao saque do benefício? Para o PIS, é possível utilizar o Cartão do Cidadão nas lotéricas ou caixas eletrônicos da Caixa, ou ainda comparecer a uma agência da instituição financeira. Para quem tem conta corrente ou poupança na Caixa, a opção do Internet Banking é viável. Já o Pasep pode ser retirado na conta corrente ou poupança dos clientes do Banco do Brasil, ou transferido para outro banco pelo site “bb.com.br/pasep” ou por um caixa eletrônico do BB. Fique atento e não perca as datas!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas