Expectativa positiva: 62% dos varejistas preveem crescimento nas vendas para Black Friday de 2023
A expectativa para a Black Friday deste ano é positiva, de acordo com uma pesquisa realizada pela Linx em parceria com o Reclame Aqui. A pesquisa revela que 62% dos varejistas acreditam que venderão mais nesta Black Friday do que na do ano passado. Além disso, o estudo aponta que para 26% dos comerciantes, a média de vendas deve se manter a mesma.
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Essa data, que dá início à temporada de compras natalinas com uma série de promoções no varejo, ocorrerá na última sexta-feira de novembro, dia 24. E além das lojas físicas e do e-commerce, os varejistas têm investido em outros canais de venda como o WhatsApp e as redes sociais.
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Quais são as intenções de compra para a Black Friday de 2023?
Os produtos mais procurados pelos consumidores são os smartphones, eletrodomésticos de linha branca, eletrônicos, roupas e calçados. Mas é importante destacar que não basta apenas oferecer descontos. Os pequenos e médios empreendedores que desejam aumentar suas vendas durante a Black Friday precisam ter um bom planejamento.
Infelizmente, apenas 12% das pequenas e médias empresas que utilizam a plataforma Nuvemshop, focada na criação de lojas virtuais, possuem esse importante requisito. No entanto, a pesquisa “Aquecimento Black Friday 2023” realizada com seus clientes também apontou que 35% das PMEs começam a se organizar entre um e dois meses antes da data, enquanto 30,5% se preparam com 15 dias até um mês de antecedência.

Como as empresas podem se preparar melhor para a Black Friday?
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Marcela Orlandi, gerente sênior de Sucesso do Cliente da Nuvemshop, sugere a criação de um cronograma de conteúdos e preparações. Isso envolve prever as alterações necessárias no site para a campanha, estabelecer os preços e gerenciar grupos VIPs com clientes fiéis.
Além disso, a pesquisa mostrou que 58% dos empreendedores oferecerão cupom de desconto para produtos no site, 56,5% darão descontos em produtos selecionados na loja online e 27,5% planejam oferecer frete grátis para todo o Brasil. O estudo também revelou que as redes sociais são o principal canal de divulgação das campanhas para a Black Friday.
Por fim, vale ressaltar que, apesar da preferência pelo WhatsApp (62,5%), Instagram (54%) e e-mail marketing (34,5%), a aposta em parcerias com influencers e live commerce ainda é baixa entre as PMEs, com apenas 18% planejando contratar um influenciador digital e 15% pretendendo promover vendas ao vivo.