- Publicidade -

O SUS faz mais do que você imagina! Veja 6 serviços inesperados!

0

O SUS e suas práticas integrativas e complementares para a promoção da saúde

- Publicidade -

Com o objetivo de oferecer uma assistência à saúde integral, universal e gratuita, o SUS (Sistema Único de Saúde) não se limita ao diagnóstico e ao tratamento de doenças. Dentro das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), é possível encontrar uma gama de serviços que vão além do modelo biomédico e tradicional.

SUS
Foto: Reprodução Cofen

Leia mais:

Adolescente vítima de bullying e homofobia abre fogo em escola, mata uma e fere dois

- Publicidade -

Ataque em escola desperta alerta: Lula condena fácil acesso de jovens a armas

Quais são as PICS (Práticas Integrativas e Complementares) no SUS?

As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) fazem parte das ações indicadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como MTCIs (Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas). Elas representam uma abordagem terapêutica que busca prevenir doenças, promover e recuperar a saúde, enfatizando a escuta acolhedora e a construção de laços terapêuticos.

Com base nas informações do Ministério da Saúde, são 8.239 postos de saúde, distribuídos por todos os 27 estados e o Distrito Federal, que oferecem atendimentos individuais e coletivos em Práticas Integrativas e Complementares. Conheça a seguir algumas dessas práticas.

Conheça seis práticas integrativas e complementares oferecidas pelo SUS

- Publicidade -

1. Meditação: Esta prática estimula o treinamento da focalização da atenção de maneira não analítica, diminui o pensamento repetitivo e reorienta a cognição. Além disso, a meditação ajuda a aumentar a capacidade de observação, atenção e concentração, e facilita o processo de autoconhecimento e autocuidado.

2. Yoga: A prática corporal e mental de origem oriental oferecida gratuitamente pelo SUS é usada como técnica para controlar corpo e mente. A prática do yoga reduz o estresse, regula o sistema nervoso e respiratório, equilibra o sono e aumenta a vitalidade psicofísica.

3. Homeopatia: Esta abordagem terapêutica vê a pessoa holística e vitalisticamente, não em partes. O tratamento homeopático envolve o uso de ultra diluição de medicamentos com o objetivo de estimular o sistema natural de cura do corpo.

4. Acupuntura: Parte dos recursos terapêuticos da medicina tradicional chinesa, a acupuntura estimula pontos pelo corpo, buscando a promoção e a recuperação da saúde. Criada há mais de dois milênios, é um dos tratamentos mais antigos do mundo.

5. Musicoterapia: Prática de caráter expressivo que utiliza a música e seus elementos, som, ritmo, melodia e harmonia, para facilitar a comunicação, a relação e a aprendizagem.

6. Fitoterapia: Caracterizada pelo uso de plantas medicinais em diferentes formas farmacêuticas, a fitoterapia busca a promoção, proteção e recuperação da saúde. A terapia tem ganhado notoriedade neste início de século XXI.

Como solicitar uma PICS no SUS?

Para solicitar uma consulta ou atendimento referente às PICS, é necessário um encaminhamento médico de uma UBS. Lembrando: o SUS está aí para todos nós, e seu propósito é promover saúde integralmente, lembrando sempre que prevenir é o melhor remédio!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas