A força invisível do sol: saiba quais podem ser os impactos das explosões solares em nosso planeta
O impacto dos grandes eventos solares na terra
O ano de 1859 presenciou um forte evento solar, conhecido como ‘Evento Carrington’, em homenagem ao astrônomo britânico Richard Carrington, que documentou a que é considerada a maior tempestade solar que atingiu a Terra até hoje. A magnitude desta explosão foi equivalente a 17 bilhões de bombas nucleares explodindo de uma vez na superfície do Sol; e a força deste fenômeno foi tão expressiva que chegou até a Terra, causando uma variedade de impactos.
Além do maravilhoso espetáculo no céu, este evento gerou danos em sistemas de comunicação existentes na época e causou choques elétricos em operadores telefônicos. Em 2012, houve outro evento semelhante, mas, felizmente, não atingiu a Terra diretamente – caso contrário, estaríamos diante de um cenário de caos global. E com um estudo recente sugerindo que uma nova explosão poderá causar um apagão na internet em 2024, esse é um tema pertinente para nos debruçarmos.
Leia mais:
Explosão de talentos: Denzel Washington e Morgan Freeman juntos em filme imperdível da Netflix
Seu signo revela a carreira PERFEITA para você. Você não vai acreditar!
O que as explosões solares causam e quais são seus efeitos na Terra?
Uma explosão solar normalmente ocorre quando a energia magnética acumulada na atmosfera do Sol é liberada de uma hora para outra, emitiindo microondas, ondas de rádio, raios X, raios gama e luz visível. Esse fenômeno está diretamente ligado as manchas solares, que possuem campos magnéticos mais potentes.
Como a atividade solar afeta a Terra?
Os eventos mais poderosos no Sol podem afetar o comportamento da magnetosfera da Terra, resultando em tempestades geomagnéticas. Como exemplo, em 1989, uma explosão solar causou um apagão elétrico em toda a cidade de Quebec, no Canadá e apresentou o céu com uma impressionante aurora boreal a moradores de algumas regiões dos Estados Unidos e Cuba.
Estes eventos também podem causar alterações na ionosfera da Terra, afetando redes elétricas, sistemas de GPS, e até dispositivos eletrônicos. Em momentos mais extremos, o nível de radiação pode aumentar representando riscos a saúde humana. Os astronautas são os mais afetados, dado que não estão tão protegidos como nós, que contamos com o filtro natural da atmosfera terrestre.
Explosões solares podem causar terremotos?
Estudos indicam que pode haver uma conexão entre a atividade solar e terremotos. No entanto, essa é uma visão minoritária na comunidade científica, pois ainda não há pesquisas conclusivas que comprovem a correlação entre os dois fenômenos. Continuamos de olho neste fenômeno e na constante aprendizagem que ele nos proporciona.