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Guia definitivo para evitar a negação de benefícios do INSS e garantir sua aposentadoria

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INSS: Como evitar a negação de benefícios devido a falta de informações

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A concretização da tão sonhada aposentadoria pode tomar caminhos mais longos para muitos trabalhadores quando pequenos detalhes acabam sendo esquecidos. Uma parcela significante de pedidos de benefícios chega a ser negada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por falta de informações básicas no requerimento inicial. Muitas vezes, os segurados deixam de informar dados fundamentais como número da identidade ou CPF.

Para que tal frustração seja evitada, é essencial verificar se todos os documentos necessários estão completos e corretos ao solicitar o benefício. Esta regra vale para todos os tipos de benefícios disponibilizados: aposentadorias, pensão por morte, benefício por incapacidade (conhecido anteriormente como auxílio-doença), salário-maternidade, entre outros.

Meu INSS
Foto: Reprodução Remessa Online

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O que mais pode atrapalhar na concessão da aposentadoria?

Na aposentadoria por tempo de contribuição, as falhas mais frequentes são a falta de comprovação do período de contribuição e a ausência da Carteira de Trabalho no processo de solicitação. Já os pedidos para o benefício por incapacidade (auxílio-doença), um dos principais empecilhos é a falta da data de afastamento do trabalho no requerimento. Ainda nesse campo, as solicitações para o Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/Loas) demandam avaliação social e perícia médica.

O que posso fazer para evitar a negação do meu pedido de benefício?

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Manter o cadastro no INSS atualizado ao longo de toda a vida profissional é uma recomendação primordial para não encontrar problemas ao requerer o benefício em questão. A solicitação pode ser realizada pelo site Meu INSS, por uma ligação para o número 135 ou diretamente em uma das Agências da Previdência Social (APS).

A maioria dos segurados opta pelo uso do site Meu INSS para solicitar o benefício, tendo em vista sua praticidade e a possibilidade de realizar todo o processo de forma digital. Entretanto, é fundamental prestar atenção e ter cuidado ao digitalizar os documentos que são necessários para a concessão do benefício pelo Meu INSS.

Qual caminho devo seguir se meu pedido for negado?

Caso o pedido seja negado existe a possibilidade de recorrer ao Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS), uma entidade que avalia as decisões administrativas tomadas pelo INSS em processos de interesse dos beneficiários do Regime Geral de Previdência Social e empresas. O CRPS se estrutura com órgãos julgadores formados de maneira tripartite (governo, trabalhadores e empresas), havendo no total 29 Juntas de Recursos nos estados para avaliar os Recursos Ordinários contra as decisões do INSS.

Seja benefício por incapacidade, aposentadoria por tempo de contribuição ou pensão por morte, os procedimentos e exigências mudam. Por isso, é recomendável estar atento e buscar as informações certas antes de solicitar qualquer um desses benefícios, diminuindo as chances de ter seu pedido negado e garantindo seus direitos previdenciários.

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