- Publicidade -

Cuidado: Quadrilha usa Pix e se passa por ministros em golpe financeiro!

0

Golpe do Pix: Quadrilha se passa por ministros do governo para aplicar fraudes financeiras

- Publicidade -

Uma quadrilha especializada em aplicar golpes financeiros por meio do Pix foi desarticulada pela Polícia Civil do Distrito Federal. De acordo com as autoridades, o grupo fraudulento utilizava perfis falsos de ministros do Governo Federal para enganar suas vítimas.

Os criminosos realizavam uma espécie de “clonagem” de perfis de aplicativos de mensagens, utilizando imagens, nomes e informações públicas encontradas na internet. Posteriormente, entrariam em contato com líderes de órgãos públicos e privados, solicitando ajuda financeira sob diversos pretextos.

pix
Fonte: Pixabay

Leia mais:

- Publicidade -

Adolescente vítima de bullying e homofobia abre fogo em escola, mata uma e fere dois

Ataque em escola desperta alerta: Lula condena fácil acesso de jovens a armas

Como funcionava a fraude?

De acordo com as investigações da Polícia Civil, os impostores se passavam por autoridades de Estado, como Camilo Santana (Ministro da Educação), Rui Costa (Casa Civil), Luiz Marinho (Trabalho), Carlos Lupi (Previdência Social), Juscelino Filho (Comunicações) e Jader Filho (Cidades), para então solicitar transferências financeiras via Pix. As vítimas eram convencidas à transação financeira com a promessa de que o valor seria posteriormente devolvido.

Quem são os suspeitos?

- Publicidade -

A operação da Polícia Civil resultou na identificação e prisão de dez suspeitos, residentes nos estados de Pernambuco e Paraíba. Os indivíduos respondem por crimes de associação criminosa e fraude eletrônica. As penas para esses crimes podem variar entre um a oito anos de reclusão.

Quais são os próximos passos da investigação?

As apurações continuam em andamento. Dentre os objetivos da Polícia Civil, está a quantificação do valor total obtido pelos criminosos por meio das fraudes e quais os destinos que foram dados ao dinheiro arrecadado.

Por fim, vale destacar que este caso serve como um alerta sobre a importância de desconfiar de solicitações de dinheiro por meio de mensagens, mesmo que o pedido venha acompanhado de informações e imagens que pareçam legítimas, para evitar cair em golpes do tipo.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas