Vazamento de imagens do ENEM 2023: Ministro descarta cancelamento e nfirma Investigações em curso
Ministro da Educação descarta chances de cancelamento do ENEM apesar de vazamento de imagens
Em uma declaração feita na última segunda-feira (06), Camilo Santana, o atual ministro da Educação, eliminou a possibilidade de cancelamento do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a despeito do vazamento de imagens do exame nas redes sociais. “De forma alguma”, alegou o ministro quando questionado sobre o tema.
Camilo esteve presente em uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio do Planalto; um evento que contou também com a presença da presidente do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), Fernanda Pacobahyba e o novo presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira. O intuito principal desta reunião era discutir acerca do programa de renegociação de dívidas do FIES, mas Santana aproveitou a oportunidade para apresentar um panorama geral do ENEM.
Leia mais:
Enem 2023: Recursos de acessibilidade garantem inclusão de todos os candidatos
Inep aciona Polícia Federal após vazamento de provas do ENEM 2023
Entenda o caso: Vazamento das imagens do ENEM 2023
As imagens do caderno de provas do Enem 2023 começaram a circular nas redes sociais no último domingo (5), conforme informou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), entidade ligada ao MEC.
O Inep, por meio de sua assessoria de imprensa, afirmou que as imagens foram divulgadas após as 13h, horário em que os portões foram fechados. Neste momento, a instituição não considera que a prova tenha sido vazada.
O que motivou as prisões relacionadas ao Enem 2023?
No mesmo domingo, 15 prisões ocorreram por suposta relação com o exame; o Ministro Camilo Santana referiu-se a elas como “ocorrências pontuais” e “ações de pessoas adultas que tiveram atitudes não condizentes com as normas do edital”. Os motivos para tais prisões, entretanto, não foram divulgados. É sabido, porém, que duas diligências foram realizadas pela Polícia Federal, uma em Pernambuco e outra no Distrito Federal, acerca da divulgação das imagens da prova.
Quais são as próximas etapas no caso ENEM 2023?
Segundo o ministro, a equipe de investigadores da Polícia Federal está atuando para identificar qualquer irregularidade e as perspectivas, portanto, são positivas: “Todas as questões estão sendo investigadas pela Polícia Federal, que apresentará para o MEC e para a comissão organizadora o resultado das investigações”. O Inep também ativou a Polícia Federal para investigar a circulação das imagens da prova.
As regras do edital do ENEM proíbem que os candidatos tenham em sua posse celulares ou outros equipamentos eletrônicos durante a realização do exame. Apenas após quatro horas do início da prova os estudantes podem deixar o local com os cadernos de prova.