- Publicidade -

Deputada Carla Zambelli provoca indignação com postagem ofensiva aos Palestinos nas redes sociais

0

Deputada Carla Zambelli causa revolta nas redes sociais com mensagem ofensiva aos palestinos

- Publicidade -

No dia 2 de Novembro de 2023, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) ameaçou a paz das redes sociais com uma postagem polêmica. A parlamentar publicou uma ilustração onde o povo palestino é retratado como roedores sendo perseguidos por uma águia, símbolo de Israel e Estados Unidos descrito com suas cores. A imagem perturbadora retrata uma cena de bombardeios pela Faixa de Gaza.

Carla Zambelli
Foto: Reprodução Correio Brazilience

O que causou tanta discórdia na postagem da parlamentar?

Antagonizando ainda mais a opinião pública, Zambelli incluiu na postagem um versículo bíblico, Isaías 40:11: “Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão, caminharão, e não se fatigarão”. Isso amplificou ainda mais o teor insultante da imagem e provocou um somatório de reprovações na plataforma de publicações X, antes denominada Twitter.

- Publicidade -

Como a comunidade internacional reagiu a esta ofensa?

A indignação não tardou a se manifestar. A página “Palestina Hoy” foi uma das primeiras a expressar sua indignação, declarando o conteúdo compartilhado pela deputada como “inaceitável”. Esta postagem surge num contexto em que a tensa guerra entre Israel e o Hamas já acumulava aproximadamente 10 mil vítimas mortais em menos de um mês, de acordo com os dados fornecidos pela rede de notícias Al Jazeera.

Nos lados opostos da balança, mais de 9 mil pessoas pereceram em Gaza desde o início do conflito, segundo o Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas. Já no lado de Israel, os dados reportados foram de 1.4 mil mortes e 242 reféns.

Qual é a opinião dos experts sobre a postagem?

Michel Gherman, professor de sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e também pesquisador no Centro de Estudos de Antissemitismo da Universidade de Jerusalém, aponta a postagem de Zambelli como um retrato do discurso da extrema direita de desumanizar o povo palestino.

- Publicidade -

“Você tem a águia e o rato na perspectiva de uma guerra eterna, onde o rato é o árabe e deve ser caçado e exterminado. É uma perspectiva de extermínio típica da extrema-direita”, avaliou ele.

O professor também afirma que o ataque de 7 de outubro do Hamas a Israel, seguido pela resposta israelense com ataques aéreos e a invasão da Faixa de Gaza, provocou um aumento nos casos de antissemitismo e islamofobia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas