- Publicidade -

Supremo Tribunal Federal concede liberdade a suspeito de ameaçar Lula de morte

0

STF liberta Ivan Rejane: Entenda o caso

- Publicidade -

O início do ano de 2023 tem uma reviravolta surpreendente nas tensões entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e os apoiadores do governo Bolsonaro. A figura central desta novela jurídica é Ivan Rejane Fonte Boa Pinto, um conhecido defensor do bolsonarismo, que acaba de receber a liberdade provisória, concedida pelo Ministro Alexandre de Moraes. Ivan estava preso desde julho de 2022, após fazer ameaças ao ex-presidente Lula e aos ministros do STF.

Moraes, ao conceder a liberdade provisória, impôs severas condições. Ivan deve usar uma tornozeleira eletrônica e se apresentar semanalmente ao Instituto de Execução Penal, além de estar impedido de sair do Brasil, portar armas e acessar as redes sociais.

Leia mais:

STF sinaliza vitória para Apple em batalha legal sobre marca iPhone no Brasil contra Gradiente

- Publicidade -

Misteriosa morte do líder indígena Arara Tymbek: Tragédia, luta e controvérsia no Brasil

Quem é Ivan Rejane Fonte Boa Pinto?

Também conhecido como Ivan Papo Reto, ele é um ex-candidato à vereador em Belo Horizonte pelo PSL (atual União Brasil) nas eleições municipais de 2020. Com apenas 189 votos, Ivan não conseguiu se eleger. Mas ganhou notoriedade por desafiar, por meio de vídeos nas redes sociais, a Alexandre de Moraes, intensificando as tensões entre o STF e os apoiadores do governo atual.

Foto: G1

Por que Ivan foi preso?

- Publicidade -

Vale lembrar que foram ameaças e ofensas, contidas em vídeos e mensagens, ao ex-presidente Lula, à presidente do PT Gleisi Hoffmann, ao deputado federal Marcelo Freixo e aos ministros do STF que culminaram na sua prisão. Em um desses vídeos, Ivan desafiou Moraes a prendê-lo.

O plano de Ivan e os riscos para a democracia

Investigações da Polícia Federal sugerem que Ivan estava incitando seus seguidores a uma “luta armada” contra a esquerda e as instituições democráticas. Muitas mensagens com teor violento, inclusive algumas sugerindo um suposto atentado a bomba no Distrito Federal, foram encontradas em seu celular. A PF também documentou que Ivan fazia alusões a uma “guerra” e que pessoas “vão morrer de ambos os lados”.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas