Brasileiros lideram busca por visto de nômade digital em Portugal: Entenda o porquê!
Brasileiros cada vez mais buscam visto de nômade digital para Portugal
Tem sido notável o aumento de brasileiros buscando por visto de nômade digital para morar em Portugal. Segundo dados oficiais do governo português, desde a criação desta nova tipologia de visto, com a alteração da Lei de Estrangeiros que entrou em vigor no dia 30 de outubro de 2022, até 24 de outubro de 2023, foram emitidos cerca de 2,6 mil vistos para este propósito.
Esta emissão equivale a uma média de sete vistos por dia. E os brasileiros estão no topo dos que mais procuram por essa modalidade junto com cidadãos dos Estados Unidos e do Reino Unido.
Leia mais:
Lula lidera movimento humanitário para resolver crise Israel-Palestina e resgatar brasileiros
Ser estagiário em Portugal agora pode valer a pena: Confira a nova proposta de salário mínimo!
Por que Portugal se tornou atrativo para os nômades digitais brasileiros?
O primeiro motivo notado pelo advogado Marcelo Rubin, sócio-fundador do Clube do Passaporte, é a relação próxima entre o Brasil e Portugal. Segundo ele, a qualidade de vida europeia, a facilidade do idioma, os preços mais em conta em comparação a outros países europeus e a proximidade com outros países do continente são as principais razões para a escolha.
Então, quais são os requisitos para obter um visto de nômade digital em Portugal?
Para obter esse tipo de visto, é necessário cumprir algumas exigências. A principal delas é ter uma renda um pouco mais elevada e comprovações que estejam atreladas a contratos com empresas ou clientes. Como exemplifica Rubin:
“O solicitante tem de comprovar que recebe, em média, nos últimos três meses, cerca de R$ 16 mil. Esta comprovação pode ser feita através de contrato com uma empresa ou, para profissionais independentes, contratos de prestação de serviços que gerem esse montante.”
Como é o processo para solicitação do visto?
Caso o requisitante possua as condições financeiras necessárias, o processo para obtenção do visto é realizado no Brasil por meio da VFS, empresa indicada pelo Ministério de Relações Estrangeiras de Portugal para receber os pedidos de visto. “Nesta fase, será necessário preencher os formulários específicos, apresentar certidão de antecedentes criminais, entre outros”, diz Rubin.
E o que mais é preciso saber para ser um nômade digital em Portugal?
Além de comprovar o emprego que atenda às condições para obtenção do visto de nômade, Rubin sugere alguns passos seguintes, como escolher o local onde quer viver, iniciar o procedimento do visto com um prazo médio de 60 dias e se organizar financeiramente com custos de passagem aérea, estadia e alimentação.