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STJ determina: Bancos devem devolver valores de golpes a idosos e prevenir fraudes financeiras!

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Bancos agora têm responsabilidade em devolução de valores de golpes

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A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) deu um passo importante na proteção dos clientes de bancos. A sua mais recente decisão estabelece que é responsabilidade das instituições financeiras identificar movimentações financeiras suspeitas e prevenir fraudes. Isso significa que, em caso de golpe praticado por estelionatários, o banco tem o dever de devolver os valores ao cliente.

Esse veredito pode trazer alívio especialmente para a parcela mais vulnerável da população, como é o caso dos idosos. Muitos aposentados do INSS têm sido vítimas de golpes financeiros, principalmente pela dificuldade que têm para lidar com tecnologia e pelo desconhecimento dos métodos usados pelos criminosos.

golpes
Imagem: Reprodução Escola Superior de Redes

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Como os estelionatários operam?

No caso em questão, o golpista ligou para um dos titulares da conta se passando por um funcionário do banco. O estelionatário instruiu a vítima a ir a um caixa eletrônico e aumentar o limite de suas transações. Logo em seguida, com o acesso aos dados do cliente, o criminoso realizou um empréstimo em nome do cliente e usou todo o dinheiro – o que estava na conta e o obtido através do empréstimo – para pagar despesas de cartão de crédito e dívidas fiscais de outro estado.

Quais são os golpes mais comuns envolvendo idosos?

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  • Falsos empréstimos consignados
  • Antecipação do 13º salário
  • Falsa prova de vida do INSS
  • Falsa atualização de cadastro
  • Golpes por meio de telefone e SMS
  • Falsos funcionários
  • Cobranças indevidas
  • Empréstimos consignados.

É importante que os idosos e seus familiares estejam atentos para esses tipos de golpes. Ao menor sinal de suspeita, é aconselhável contatar a polícia e os canais oficiais das instituições financeiras.

Como se proteger desses golpes?

Mantendo um contato próximo com os bancos através de canais oficiais, mantendo-se sempre desconfiado de ofertas vantajosas que apareçam de repente e nunca realizando depósito ou transferência como condição para receber qualquer valor são algumas das formas de se proteger dessas fraudes.

É sempre bom lembrar que nenhuma instituição financeira solicita pagamento antecipado para liberar dinheiro ao cliente. Portanto, ao menor sinal de suspeita, é fundamental procurar ajuda e reportar a situação às autoridades competentes.

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