- Publicidade -

Carros elétricos reduzem emissões de gases e podem transformar o futuro ambiental do Brasil

0

Estudo do ICCT Brasil mostra redução de emissões de gases de efeito estufa em carros elétricos

- Publicidade -

Recentemente, um estudo do Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT Brasil) revelou que os carros elétricos são responsáveis por uma redução expressiva na emissão de gases de efeito estufa. Comparados com veículos tradicionais à combustão, os elétricos apresentam redução de 64% a 67% nesse tipo de emissão. De acordo com o estudo, tal declínio ambiental tem a capacidade de influenciar positivamente no combate ao aquecimento global.

A pesquisa comparou diferentes tipos de carros e seus respectivos índices de emissão de gases de efeito estufa. Veículos abastecidos apenas com etanol, por exemplo, apresentaram emissões 32% menores em relação aos carros flex, cuja média foi de 1/3 de etanol e 2/3 de gasolina.

Leia mais:

Governador anuncia carros elétricos de até R$ 300 mil livres de IPVA neste estado

- Publicidade -

Revolução no nolante: 5 benefícios dos carros elétricos que vão mudar o jeito que você dirige!

Qual a importância da frota elétrica no Brasil?

A publicação ressalta a importância de introduzir mais veículos elétricos na frota brasileira, dada a eficácia destes na redução das emissões. Para alcançar as metas climáticas propostas, é fundamental que haja uma transição mais intensa para carros elétricos, visto que 30% dos gases do efeito estufa provêm dos automóveis. O estudo também sugere que os veículos flex que já circulam no país poderiam adotar o

Foto: Reprodução/UOL

etanol, uma vez que estes compõem 90% desta frota.

- Publicidade -

Ameaça à expansão da frota elétrica no Brasil

Apesar dos benefícios evidentes dos carros elétricos, enfrentamos obstáculos no que diz respeito à sua expansão. Mudanças recentes na política de importação podem impactar este crescimento. Por exemplo, o Governo Federal tem demonstrado favoritismo em tributar os veículos elétricos importados, cuja taxa atual é zero. Além disso, no âmbito estadual, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, vetou o projeto de isenção de IPVA para carros elétricos no estado.

A presença de fabricantes chineses no mercado brasileiro

Contrapondo tais desafios, a nacionalização das fabricantes chinesas pode ser um ponto positivo na disseminação dos veículos elétricos. Empresas como GWM e BYD vêm investindo na produção local, o que poderia tornar os carros elétricos mais acessíveis ao público brasileiro. Portanto, mesmo entre obstáculos, enxergamos uma luz ao fim do túnel no que diz respeito à eletrificação da frota brasileira.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas