- Publicidade -

Estresse, luz artificial e sono: Descubra a importância do ritmo circadiano para a saúde

0

Descobrindo os efeitos da luz e do estresse no sono

- Publicidade -

A luz tem papel fundamental em nossas vidas, não apenas por permitir que vejamos, mas por ter grande influência nos nossos ritmos biológicos. Sua maior presença durante o dia nos mantém alerta, produtivos e ativos. No entanto, é à noite que começa a problemática ao redor da luz, principalmente a luz artificial.

Quando a noite chega, nossa luz natural se vai, o que deveria estimular a glândula pineal a liberar melatonina, um hormônio que induz ao sono. A luz artificial, presente em nossas casas e aparelhos eletrônicos, interferem nesse processo, podendo desregular nosso ritmo circadiano.

Luz artificial
Foto: Reprodução Tenda atacado

Leia mais:

- Publicidade -

Mulher é presa por atropelar 8 pessoas após briga por vaga de estacionamento

Desaparecida em Israel: Confirmada a morte da brasileira Karla Stelzer Mendes em ataque do Hamas

Qual a importância de um ritmo de sono regular?

Além da luz, a regularidade do sono também tem grande influência em nossa saúde. Muitos têm o hábito de dormir em horários variados, um dia indo se deitar às 22h, em outro ficando acordado assistindo futebol até meia noite e até mesmo virando a madrugada no fim de semana. Esses hábitos, apesar de frequentes, são danosos e podem confundir nosso ritmo circadiano, deteriorando a qualidade do sono e trazendo diversos prejuízos à saúde.

A melhor maneira de manter o “relógio interno do sono” regulado é dormir e acordar sempre por volta do mesmo horário, inclusive nos finais de semana. Com isso, nosso corpo estará melhor preparado para iniciar o dia com energia e disposição.

- Publicidade -

Como o estresse afeta o sono?

Outro fator que tem papel crucial no sono é o estresse. Em uma rotina acelerada, com trânsito, reuniões, e-mails e tantas outras atividades, a produção de cortisol e adrenalina, hormônios ligados ao estresse, aumenta. Em excesso, eles nos mantêm em um constante estado de alerta, interferindo na qualidade do sono e na recuperação energética do organismo. Além disso, níveis elevados de cortisol podem prejudicar a produção de testosterona.

Quais hábitos contribuem para um bom sono?

Para proteger seu sono e, consequentemente, sua saúde, é importante adotar hábitos que auxiliem no relaxamento. Evitar levar os problemas para a cama, fazer exercícios físicos, meditar, ler um livro são algumas das táticas que podem ajudar a despachar a tensão de um dia agitado. Esses podem ser seus aliados na luta contra o estresse e na busca por uma melhor qualidade de sono.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas