Descubra os surpreendentes cafés especiais do Espírito Santo: Sabor e qualidade em alta!
Os notáveis cafés especiais do Espírito Santo: Qualidade e sabor em ascensão
No Brasil, a cultura do café possui tradição significativa e, na contemporaneidade, o Espírito Santo tem sido referência na aquisição de cafés especiais de alta qualidade. Mesmo sendo o segundo maior produtor de café do país, logo após Minas Gerais, o estado tem se destacado com a produção de cafés gourmet e especiais. Mas, o que diferencia esses cafés? A resposta está na produção meticulosa, desde a preparação do solo até a apresentação do produto final.
A produção desses cafés especiais exige processos mais refinados que vão além do comum. Com técnicas precisas, fruto de muita dedicação e estudo, desde o manejo do solo, a escolha da variedade de planta ideal para o terreno, até o protocolo rígido de colheita e preparo. Esse conjunto de ações dá uma grande contribuição para se obter um café de qualidade singular.
Leia mais:
Desastre ambiental: Amazonas perdeu área de água do tamanho do Distrito Federal em setembro
Jogador da Seleção Brasileira elogia Daniel Alves e gera polêmica na web
O que faz um café ser especial?
De acordo com Waschington Mageski, especialista em café entrevistado pela TV Vitória, “um café é especial por conta de toda a construção do processo, desde o manejo do solo, a escolha da planta que será usada naquele solo… Os cafés especiais seguem regimentos e protocolos rígidos para serem caracterizados como uma bebida de qualidade”. É uma cozinha de busca pela perfeição, onde um passo em falso pode comprometer o resultado final.
Onde encontrar as melhores receitas para aproveitar os cafés especiais?
Apreciar um café especial vai além da simples ingestão da bebida. Envolve todo um ritual, que engloba desde o aroma que é libertado no momento da torra, as diferentes maneiras de moagem, até a variedade de formas de preparo que influenciam no sabor final. Portanto, para degustar esses cafés especiais, o Paladar disponibiliza diversas receitas testadas e aprovadas. São opções que englobam pratos principais, drinques e até sobremesas feitas com café.
Qual o futuro para os cafés especiais no Espírito Santo?
Continuando nesse caminho de crescimento e qualidade na produção de cafés especiais, o Espírito Santo tende a se consolidar ainda mais no mercado interno e externo. Afinal, a exigência por cafés com diferenciais, tanto de sabor, como na forma de produção, tem crescido mundialmente. Portanto, quem sabe, em breve, o Espírito Santo não se tornará o maior produtor de cafés especiais do Brasil. O fato é que, enquanto isso não acontece, os apreciadores de um bom café podem desfrutar das maravilhas produzidas no solo capixaba.