- Publicidade -

Maior flor do mundo sob risco de extinção: A Raflésia, está em perigo!

0

Risco de Extinção: A maior e mais fedorenta flor do mundo está sob ameaça

- Publicidade -

No coração das selvas de Bornéu, Samatra, Kalimantan e outras regiões da Indonésia esconde-se uma flora peculiar e única. A raflésia, também conhecida como flor-cadáver ou flor-carne, é famosa por ser ser a maior e mais mal cheirosa flor do planeta. Porém, novos estudos indicam que essa espécie encontra-se sob risco de extinção.

Um levantamento recente aponta que das 42 espécies desta flor, 25 estão ameaçadas, 15 em perigo e duas altamente vulneráveis. Os biólogos estão em alerta com essa situação crítica, e expressam preocupação com o fato de que 67% dos habitats desta espécie estão fora de áreas protegidas.

Raflésia
Foto: Reprodução Desciclopedia

Leia mais:

- Publicidade -

Cervejaria Kaiser é inclusa na ”Lista Suja” de trabalho escravo pelo Governo Federal

Desafios climáticos na Amazônia: Amazonas busca soluções para o deslocamento de comunidades

Por que a Raflésia é tão importante?

Além de sua importância ecológica, a Raflésia desempenha um papel significativo na sensibilização para a preservação do meio ambiente. Chris Thorogood, vice diretor e chefe de ciência do Jardim Botânico e Arboreto de Oxford, compartilhou suas reflexões sobre a necessidade de proteger essas plantas. “As plantas são cruciais para a nossa existência, o ar que respiramos, os alimentos que comemos e os medicamentos que tomamos. O fato é que estamos mais sintonizados para ver os animais no mundo ao nosso redor. Mas as plantas são a base dos habitats em que os animais prosperam”, explicou.

Como é a maior flor do mundo?

- Publicidade -

Conforme registrado no Guinness Book of Records, a maior flor do mundo é uma espécie de Rafflesia arnoldii encontrada em uma floresta da Indonésia em 2020, medindo um metro e dezoito centímetros de diâmetro, e pesando mais de nove quilos. A flor é admirável. As características únicas dessas plantas, seu ambiente específico e natureza parasita, fazem deste um estudo desafiador para os biólogos.

A flor, após emergir de um botão após meses ou até anos, floresce apenas por alguns dias. Seu cheiro pútrido atrai moscas que colocam ovos, coletam e depositam pólen, auxiliando assim na reprodução da planta.

Quais são as medidas propostas para proteger a Raflésia?

Os pesquisadores sugerem que todas as espécies de Raflésia sejam incluídas nas listas de possíveis extinções. Eles acreditam que a proteção por organizações conservacionistas financiadas pelos governos e iniciativas ligadas ao ecoturismo podem ajudar a preservar estas plantas exóticas. Adriane Tobias, pesquisador das Filipinas, também destaca o papel das comunidades locais na conservação de raflésia: “Os povos indígenas são alguns dos melhores guardiões das nossas florestas, e os programas de conservação da raflésia têm muito mais probabilidades de serem bem-sucedidos se envolverem as comunidades locais”.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas