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Entenda a legislação das horas extras e saiba como aplicá-la em seu ambiente de trabalho

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Hora Extra: Entendendo a legislação e como aplicá-la

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No mundo corporativo moderno, várias são as vezes em que os funcionários se encontram estendendo suas jornadas de trabalho além do previsto. Seja para sanar imprevistos, satisfazer demandas crescentes, ou para dar vida a novas iniciativas na empresa, as famosas horas extras se fazem presentes. Mas você sabe realmente como elas funcionam?

As horas extras se referem ao período de trabalho que ultrapassa a jornada estipulada no contrato de trabalho. Constam na legislação brasileira e são devidamente remuneradas. Contudo, existem algumas normas e limites que precisam ser respeitados tanto pelos empregados quanto empregadores.

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O que diz a lei sobre as horas extras?

Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) define que o valor da hora extra deve ser, no mínimo, 50% superior ao da hora normal. Porém, vale ressaltar que existe um limite para a quantidade de horas extras que podem ser feitas em um dia.

Quanto tempo de horas extras pode ser feito por dia?

A lei brasileira estipula que um profissional só pode estender a sua jornada de trabalho em até 2 horas extras por dia, independentemente da modalidade de seu contrato. Esses limites existem para proteger a saúde do trabalhador e garantir o respeito aos seus direitos.

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Mas, em situações específicas, como atividades urgentes que poderiam resultar em prejuízo significativo para a organização se não concluídas naquele dia, pode ser requisitado que o funcionário faça até 4 horas extras. Entretanto, estas exceções devem ser notificadas ao Ministério do Trabalho.

Foto: Reprodução/Tangerino

Existem restrições para realizar horas extras?

Sim, nem todo profissional está habilitado a realizar horas extras. De acordo com a CLT, alguns cargos e situações específicas estão liberados dessa obrigação, entre eles:

  1. Funcionários com atividades externas que, pela natureza do trabalho, não permite controle rígido de horário;
  2. Membros da liderança, como gerentes e diretores, salvo algumas exceções legais;
  3. Jovens em formação e trabalhadores menores de idade;
  4. Aqueles que estão sob regime de trabalho parcial, com até 25 horas semanais.

Como lidar com as horas extras na prática?

Conhecer a legislação e seus direitos é o primeiro passo para um ambiente de trabalho saudável. É fundamental que as organizações mantenham registros adequados das horas extras realizadas pelos empregados, assegurando a aderência às normas trabalhistas.

Ao mesmo tempo, os trabalhadores devem estar conscientes de seus direitos, buscando o cumprimento da legislação em seu local de trabalho. Vamos todos fazer nossa parte para um ambiente de trabalho mais justo e equilibrado.

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