Apple enfrenta teste difícil com lançamento do iPhone 15 na China
Marca estima tensões geopolíticas e concorrência da Huawei, enquanto se prepara para lançar seu novo modelo em meio à proibição de agências governamentais chinesas usarem seus produtos.
A difícil temporada de vendas da Apple na China coincide com o lançamento da nova linha iPhone 15. O caminho à frente parece complicado para empresa sediada em Cupertino, Califórnia.
Leia mais:
Deputada Bia Kicis (PL-DF), publica vídeo do casamento de presa no 8 de janeiro!
Dançarina de IZA, Mileide Guedes, está desaparecida. Veja o que se sabe sobre o caso
O confronto Apple vs Huawei
Além das tensões políticas, a Apple enfrenta uma forte concorrência da Huawei Technologies. A empresa chinesa planeja ganhar terreno com seu novo dispositivo Mate 60 Pro.
O contexto geopolítico favorece a marca chinesa, que viu suas ações subirem enquanto as da Apple caíram 6,4% em dois dias. Tal queda se deu após a China, supostamente, proibir os funcionários de agências do governo central de usarem iPhones por razões de segurança.
Impacto da proibição de iPhones na China
Segundo informações, o governo da China ordenou seus funcionários a não utilizarem iPhones para o trabalho. Essas proibições podem ser estendidas a empresas estatais (SOEs), que empregam milhões de trabalhadores. A proibição fez com que a avaliação de mercado da Apple caísse US$ 200 bilhões ao longo desses dois dias de negociação.
Concorrência do chipset ao Kirin 9000s
A Huawei utilizou a campanha da mídia estatal chinesa para promover o lançamento do novo Huawei Mate60 Pro, equipado com o Kirin 9000s, um chip de 7 nanômetros produzido pela local Semiconductor Manufacturing International Corp (SMIC).
Isso pode colocar a Apple em desvantagem já que o chipset A17 do iPhone 15 é esperado para ser um processador de 3nm, cerca de duas a três gerações mais avançado do que os processadores de 7nm.
Huawei desafia as sanções dos EUA
A Huawei desafiou as duras sanções comerciais dos EUA com pré-vendas da nova série Mate 60. O lançamento surpresa antecipou-se a apresentação dos mais recentes modelos iPhone 15 da Apple.
A China já vem se tornando o maior mercado mundial de iPhones, mas a comercialização dos aparelhos da Apple tem apresentado quedas significativas, portanto, é preciso acompanhar como a marca irá se sair com o lançamento do iPhone 15 em território chinês.
Entendendo a disputa EUA-China no mercado tech
A disputa entre EUA e China se estende além dos smartphones. A Huawei tem enfrentado inúmeras sanções dos EUA e mesmo assim tem resistido e avançado no mercado tecnológico. Ren Zhengfei, CEO da Huawei, destaca a necessidade de mudar a mentalidade frente a essas pressões, não apenas resistindo, mas inovando e promovendo o avanço tecnológico.