Após cirurgia no quadril, Lula adota transporte ecológico com carro de golfe
Presidente Lula vai usar carro elétrico da Itaipu Binacional após cirurgia
Luiz Inácio Lula da Silva (PT), atual presidente, fará uso de veículo elétrico de propriedade da Itaipu Binacional durante seu período de recuperação de uma cirurgia no quadril. O equipamento em questão foi cedido em comodato à Presidência, ou seja, foi tomado em empréstimo sem nenhum custo. O automóvel foi entregue à Casa Civil, onde se localiza o gabinete presidencial, na quarta-feira, 13 de setembro de 2023.
O modelo em questão é o VPX-04, fabricado em 2018. Juntamente com o veículo, um manual de manutenção preventiva e corretiva do carro elétrico foi encaminhado pela Itaipu Binacional. As manutenções serão de responsabilidade total da Presidência da República.
Leia mais:
União é condenada a pagar R$1 milhão por morte brutal de Genivaldo em ação da PRF
Deputada Bia Kicis (PL-DF), publica vídeo do casamento de presa no 8 de janeiro!
Detalhes sobre o veículo e o contrato
O contrato de comodato entre a Presidência e a Usina Hidrelétrica de Itaipu determina que o veículo seja devolvido até dezembro de 2026. Prestes a operar uma frota de 66 veículos do mesmo modelo, a Itaipu destacou em nota a importância de devolver o carro nas condições em que foi recebido, salvo desgastes naturais de uso.
Quais são os detalhes da cirurgia de Lula?
Presidente Lula realizará sua cirurgia no final deste mês para combater artrose, uma condição que causa desgaste nas articulações. No caso do presidente, o problema é localizado na articulação do fêmur com a bacia, em seu quadril direito. A cirurgia consiste na substituição da articulação desgastada por uma prótese.
Os relatos de dores por parte do presidente têm aumentado recentemente, e, em julho de 2023, ele chegou a ir ao hospital devido a essas queixas. Foi então que ele decidiu que a operação, inicialmente planejada para o ano de 2024, deveria ser antecipada.
Prognóstico pós-cirurgia
Segundo especialistas consultados, o procedimento cirúrgico é simples e deverá aliviar todas as dores de Lula, esperançosamente, pelo resto de sua vida. Portanto, não são previstas novas cirurgias no futuro. Com esse quadro, o uso do carro elétrico, além de ser uma alternativa sustentável, também proporcionará um pós-operatório muito mais confortável ao presidente.