- Publicidade -

Tempestade tropical devasta Líbia: 2.000 mortos, milhares de desaparecidos e pedido de ajuda internacional

0

O leste da Líbia permanece em estado de choque após a devastação causada por uma tempestade tropical seguida de grave enchente. Segundo as autoridades locais, houve pelo menos 2.000 mortes e milhares de desaparecidos em consequência da tragédia que atingiu a cidade de Derna e outras localidades da região.

- Publicidade -

As informações de perdas humanas ainda são conflitantes. Na última segunda-feira (11), o representante do Crescente Vermelho no lugar (equivalente à Cruz Vermelha) estimava que o número de mortos na cidade seria de cerca 150, com a possibilidade de aumentar para 250. Até o momento, nenhuma das duas informações foi confirmada.

Leia mais:

Descoberta chocante no Rio de Janeiro: Corpo de jovem desaparecida é encontrado em LIXEIRA

Criança chama ajuda e evita tragédia familiar em São Paulo

- Publicidade -

O que causou o desastre?

De acordo com Ahmed Mismari, porta-voz do Exército Nacional da Líbia, o desastre ocorreu após o rompimento de barragens em Derna. A consequência disto foi o arrasto de bairros inteiros, com seus moradores, para o mar. Mismari alerta que de 5.000 a 6.000 pessoas estão desaparecidas.

Ajuda Internacional

O Conselho Municipal de Derna, em sua página de perfil no Facebook, descreve a situação como “catastrófica” e solicita auxílio internacional. O país declarou estado de calamidade na província de Cirenaica, à leste, solicitando apoio externo para ações emergenciais, resgate de feridos, desabrigados e corpos.

Foto: Reprodução

- Publicidade -

Situação atual

A cidade de Derna está sem acesso à internet e ocorrem falhas de eletricidade, dificultando a comunicação e o trabalho das equipes de resgate. A enchente foi agravada pela tempestade tropical Daniel, que destruiu estradas e edifícios, inclusive em Benghazi, segunda maior cidade do país.

Apesar da tragédia, a situação na região pode se agravar ainda mais, pois o Centro Meteorológico Regional Árabe classifica como raras as tempestades com “características subtropicais no período de julho a setembro na região central do Mediterrâneo”, segundo os registros disponíveis.

Resposta internacional

A Turquia anunciou o envio de três aviões com equipes de resgate e ajuda humanitária ao país africano. São 168 trabalhadores, dois veículos de busca e resgate e dois botes, além de geradores, tendas, comida, roupas e itens de higiene, de acordo com o presidente turco Recep Tayyip Erdogan.

No cenário nacional, o Parlamento do leste da Líbia declarou três dias de luto, mesma medida tomada por Abdul Hamid Dbeibah, primeiro-ministro do governo em Trípoli, estendendo o luto para todas as cidades atingidas.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas