- Publicidade -

Descubra o poder da meditação para combater a ansiedade e o estresse

0

Em um mundo acelerado e repleto de demandas, cada vez mais pessoas têm enfrentado situações de estresse, tanto no ambiente de trabalho, quanto nas relações pessoais.

- Publicidade -

Em meio a estas dificuldades, destaca-se uma prática que tem ganhado cada vez mais adeptos: a prática da meditação mindfulness, ou atenção plena.

Leia mais:

Não consegue se concentrar na hora da meditação? Saiba o que fazer

4 lições de Steve Jobs, Elon Musk, Jeff Bezos e Bill Gates para uma vida mais eficiente

- Publicidade -

Nessa prática, o indivíduo concentra sua atenção ao momento presente, observando pensamentos e sentimentos sem julgá-los.

Segundo Fabiano de Abreu Agrela, pós-doutor em neurociências, o mindfulness ativa diversas regiões cerebrais essenciais, promovendo uma profunda plasticidade cerebral e mudanças positivas para a saúde mental e bem-estar no longo prazo.

meditação ; mindfullness
Foto: Irina L. / Pixabay

O que é a prática mindfulness?

A prática mindfulness se trata de um conjunto de técnicas de meditação que visam trazer a atenção para o momento presente.

- Publicidade -

Diferente das técnicas de meditação convencionais, essa prática não foca na eliminação dos pensamentos, mas sim na observação deles sem julgamento. O objetivo é treinar a mente para ficar no presente, diminuindo a ansiedade e o estresse.

Como o mindfulness pode auxiliar na redução do estresse?

De acordo com Fabiano de Abreu Agrela, o objetivo central das práticas de mindfulness é o refinamento da densidade do córtex cerebral, especialmente em áreas relacionadas à atenção.

O resultado é uma modulação da resposta emocional e um refinamento das habilidades de tomada de decisão, controlando assim o estresse e ansiedade.

Em Brasília, a Sociedade Vipassana vem desempenhando um papel importante na difusão desse tipo de prática.

Desde o seu surgimento em 2006, já auxiliou mais de quatro mil alunos na prática da meditação e mindfulness, ajudando a promover a saúde mental e bem-estar de muitos que sofrem com as pressões do dia a dia.

A prática mindfulness é apenas a meditação?

Não, a prática mindfulness vai muito além da meditação. Pois embora a meditação seja uma das práticas mais conhecidas, a atenção plena pode ser aplicada em diversas atividades do dia a dia, como ao caminhar, ao comer, e até mesmo enquanto trabalha.

Essa é, inclusive, uma das grandes vantagens da atenção plena. Ela não exige um ambiente específico ou um horário específico do dia.

Você pode praticá-la a qualquer momento, onde quer que esteja, simplesmente se concentrando no momento presente e em suas sensações.

Em resumo, a prática mindfulness tem se demonstrado cada vez mais uma ótima alternativa para aqueles que buscam maneiras de lidar com o estresse do mundo moderno.

É uma prática simples, que pode ser realizada por qualquer pessoa, e que tem se mostrado extremamente benéfica para a saúde mental e o bem-estar.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas