Sem sinal? Sem problema! PIX poderá ser usado em pedágios e mais SEM INTERNET!
Em recente divulgação, na última segunda-feira (4), o Banco Central (BC) revelou que novas funções serão introduzidas ao Pix, a modalidade de pagamentos instantâneos que revolucionou o mercado financeiro.
A informação consta no Relatório de Gestão do Pix, e entre as novidades que chamam atenção está a possibilidade do uso do Pix offline, facilitando pagamentos de diversas naturezas, desde pedágio e transporte público, a outros serviços públicos. Acompanhe mais detalhes sobre essas implementações nos próximos parágrafos.
Leia mais:
Deputada Bia Kicis (PL-DF), publica vídeo do casamento de presa no 8 de janeiro!
Dançarina de IZA, Mileide Guedes, está desaparecida. Veja o que se sabe sobre o caso
O que podemos esperar das novas funcionalidades?
O relatório traz dados do funcionamento do Pix no período de 2020 a 2022, além de apresentar as novas funcionalidades, pensadas para melhorar ainda mais a experiência do usuário na modalidade financeira.
Uma delas é o Pix sem internet, objetivando facilitar o pagamento de pedágios, estacionamentos e transporte público. Embora ainda sem previsão de lançamento, o BC acredita que tal recurso possa diminuir os custos dessas transações.
Pix automático: Como funcionará?
Outra funcionalidade prevista é o Pix Automático, que permitirá que contas de energia elétrica, condomínio, telefone, plano de saúde e outras obrigações recorrentes possam ser pagas automaticamente pelo sistema, com a autorização prévia do pagador. Este recurso tem previsão de disponibilidade para o segundo trimestre de 2024.
Pagamentos internacionais: isso será possível?
Sim! Uma possibilidade em estudo é o Pix Internacional. Atualmente, o Pix funciona apenas para contas nacionais, mas com a implementação dessa função, transações internacionais, como envios, pagamentos entre empresas e por bens e serviços no exterior serão facilitados.
Pix substituirá o cartão de crédito?
O presidente do BC, Roberto Campos Neto, informou que o sistema possui potencial para substituir o cartão de crédito. Tal possibilidade é devido ao estudo do BC em encerrar o rotativo do cartão de crédito, substituindo-o por um parcelamento do saldo devedor com juro menor.
O relatório do BC menciona ainda a possibilidade de estabelecer regras para a utilização de mecanismos de garantia vinculados às transações de pagamento, permitindo que o recurso seja utilizado para pagamentos a prazo e parcelados.
Crédito por Pix: ele existe?
Sim! E para aqueles que estão procurando uma empresa que ofereça empréstimo rápido e prático via Pix, a meu tudo é uma excelente opção. Trata-se de uma fintech que oferece duas modalidades de empréstimo via Pix: a antecipação do saque-aniversário do FGTS e o consignado.