- Publicidade -

Saiba tudo sobre o pagamento do abono salarial PIS/Pasep 2023: quem tem direito, como sacar e mais

0

Pagamento do abono salarial PIS/Pasep 2023: O que você precisa saber

- Publicidade -

O abono salarial PIS/Pasep, sempre tão aguardado pelos trabalhadores, este ano tem gerado uma série de questionamentos. Com os pagamentos referentes ao ano-base 2021 finalizados, muitos logo começaram a questionar sobre os que trabalharam em 2022: será que haverá pagamento em 2024? A resposta é “sim”, mas é importante entender todos os detalhes.

Em meio à pandemia de Covid-19, que tanto tem impactado a economia, o calendário de pagamento do PIS/Pasep sofreu ajustes e é essencial estar por dentro para não perder nenhuma data. O governo federal ainda não emitiu nenhum comunicado oficial sobre a regularização do calendário. Mas aqui lhe informamos tudo o que você precisa saber sobre o PIS/Pasep referente ao ano-base 2022.

Leia mais:

Pagamento do abono salarial PIS/Pasep de 2022 será em 2024: entenda

Por que a definição do PIS para o ano-base 2022 está atrasada?

Entenda o que aconteceu com o pagamento do PIS/Pasep

Acontece que, com a pandemia do coronavírus, os pagamentos referentes ao ano-base 2020 foram adiados e ocorreram somente em 2022. Os recursos originalmente planejados para esse fim foram redirecionados para lidar com a crise sanitária. Portanto, na sequência, o PIS/Pasep do ano-base 2021 só começou a ser pago em fevereiro de 2023, o que indica que o referente a 2022 será pago em 2024.

Quem faz os pagamentos do PIS/Pasep?

A Caixa Econômica Federal é a responsável pelos pagamentos do PIS para os trabalhadores da iniciativa privada. Já o Pasep é pago pelo Banco do Brasil aos servidores públicos.

Quem tem direito ao abono salarial do PIS/Pasep?

O trabalhador inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por no mínimo 30 dias no ano-base considerado para a apuração tem direito ao benefício. Além disso, é necessário que ele receba até dois salários mínimos de remuneração mensal média. Também é imprescindível que seus dados tenham sido corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

pis
Imagem: Luis Lima Jr/Fotoarena

Como consultar e sacar o PIS/PASEP 2023 pela internet?

Os trabalhadores podem checar se têm direito ao saque pelo site do governo federal ou da Carteira de Trabalho Digital. Para sacar o abono salarial do PIS, o trabalhador que possui o Cartão do Cidadão pode receber nas lotéricas ou nos caixas eletrônicos da Caixa, ou até mesmo em uma agência do banco. O Pasep pode ser sacado na conta corrente ou poupança de clientes do Banco do Brasil.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas