- Publicidade -

Novo tratamento para fibrose cística será incluído no SUS: Melhoria de vida para p0acientes

0

Novo tratamento para fibrose cística será incluso no SUS

- Publicidade -

No dia 5 de setembro de 2023, o Ministério da Saúde anunciou a inclusão de um novo tratamento para fibrose cística no Sistema Único de Saúde (SUS). Esta medida, estabelecida por uma portaria assinada pela ministra Nísia Trindade, representa uma importante notícia em um dia que marca o Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística.

A nova terapia, conhecida como tripla elexacaftor/tezacaftor/ivacaftor, chega para melhorar a vida dos pacientes com fibrose cística. Com uma recomendação favorável da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), o prazo para a disponibilização do medicamento é de 180 dias a partir da publicação da portaria no Diário Oficial da União.

Leia mais:

Deputada Bia Kicis (PL-DF), publica vídeo do casamento de presa no 8 de janeiro!

- Publicidade -

Dançarina de IZA, Mileide Guedes, está desaparecida. Veja o que se sabe sobre o caso

O que o novo tratamento traz de benefícios?

Entre os benefícios do novo tratamento, destaca-se a melhoria da função pulmonar e do estado nutricional. Isso leva a uma redução consequente das internações hospitalares e retirada de pacientes da fila de transplantes. O medicamento será recomendado para pacientes com seis anos de idade ou mais que tenham a mutação F508del no gene CFTR, comum entre indivíduos com a doença.

Segundo estima-se no Registro Brasileiro de Fibrose Cística, há cerca de 1,7 mil pessoas que se beneficiarão deste novo tratamento. Com a medida, o Ministério elimina a necessidade de judicialização, pois conseguiu um valor de compra compatível.

Como age o novo tratamento para fibrose cística?

- Publicidade -

A fibrose cística é uma enfermidade genética séria, que acarreta na produção excessiva de muco espesso nos pulmões, gerando inflamações brônquicas frequentes e infecções pulmonares. A secreção advinda desta condição também pode acarretar na diminuição da função pancreática e de outros órgãos do sistema digestivo.

O tratamento recentemente aprovado age normalizando a produção e eliminação do muco das vias respiratórias. Este processo diminui a inflamação, melhora a função pulmonar e reduz exacerbações e infecções recorrentes, proporcionando uma significativa melhora na vida dos pacientes.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas