- Publicidade -

Presidente Lula encerra programa de Damares de R$1 Bilhão por falhas e irregularidades

0

Na terça-feira, 5 de setembro de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a extinção do programa Abrace o Marajó. O programa, criado em 2020 pelo governo de Jair Bolsonaro, era tido como um dos principais feitos da então ministra dos Direitos Humanos, a atual senadora pelo Republicanos-DF, Damares Alves.

- Publicidade -

A iniciativa, que tinha como objetivo melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios do Arquipélago de Marajó, havia sido orçada em R$720 milhões para o período de 2020 a 2023.

No entanto, segundo o atual governo, a CGU e a Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados identificaram várias irregularidades no programa.

Leia mais:

Deputada Bia Kicis (PL-DF), publica vídeo do casamento de presa no 8 de janeiro!

- Publicidade -

Dançarina de IZA, Mileide Guedes, está desaparecida. Veja o que se sabe sobre o caso

Por que o programa foi extinto?

De acordo com a gestão de Lula, o programa falhou em alcançar o seu objetivo — mesmo objetivando a melhoria dos direitos individuais, coletivos e sociais para a população marajoara, os indicadores só pioraram após o início do programa. Por exemplo, a cobertura vacinal nos municípios do Marajó caiu de 59,20% em 2019 para 42,20% em 2022.

Além disso, a taxa de mortalidade infantil subiu de 7,54 em 2018 para 7,89 em 2022. A taxa de gravidez na adolescência manteve-se estável, oscilando entre 28,6% e 28,0% no período entre 2019 e 2021.

Sonaira Fernandes - Damares Alves
Fonte: Metrópoles.

- Publicidade -

Como foi a reação ao anúncio do cancelamento?

Antes de anunciar a extinção do programa, o governo prendeu-se em organizar uma comitiva para visitar o arquipélago. Participaram do grupo o governo do Pará e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Apesar da aproximação, o presidente decidiu pela extinção do projeto, o que certamente causará reações por parte daqueles que eram contrários às críticas feitas ao Abrace o Marajó.

O que foi o Abrace o Marajó?

Quando foi criado, o Abrace o Marajó tinha como meta combater a exploração infantil e a violência contra as mulheres, melhorando as condições de vida no arquipélago. Durante a gestão de Damares, a iniciativa resultou em algumas de suas declarações mais polêmicas.

A ex-ministra associou a falta de roupas íntimas à alta taxa de estupros de adolescentes na ilha e fez graves acusações sobre práticas abusivas no local, sobre as quais nunca entregou prova alguma.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas