- Publicidade -

Fim do DOC: Bancos Brasileiros Irão Extinguir Transferências Bancárias Via DOC até 2024

0

É oficial, a transferência bancária via Documento de Ordem de Crédito, conhecido por DOC, está com os dias contados. De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), as instituições financeiras deverão completamente extinguir o serviço de DOC até fevereiro de 2024. Uma informação que começou a ser colocada em prática em maio deste ano.

- Publicidade -

As datas limite para o uso deste recurso já foram definidas. Dia 15 de janeiro de 2024 será o último dia para que os bancos ofereçam a possibilidade de envio e agendamento de DOC e em 29 de fevereiro de 2024 ocorrerá o fim das transferências via DOC que foram agendadas previamente.

Leia mais:

Mudanças no Psiu: São Paulo pretende modificar programa para que sejam aplicadas multas

Tesouro escondido: Mulher descobre pintura de R$ 1,2 Milhão que comprou por apenas R$ 20!

- Publicidade -

Por que o fim do DOC?

Implementado em 1985 pelo Banco Central, o DOC perdeu terreno para métodos mais rápidos e econômicos de transferência de recursos.

Um levantamento realizado pela Febraban, usando dados divulgados pelo Banco Central, revelou que as transações via DOC em 2022 totalizaram apenas 59 milhões de operações, o que corresponde a somente 0,09% do total de 63,062 bilhões de operações financeiras realizadas no ano.

Como os bancos estão se adaptando?

- Publicidade -

Vários bancos já começaram a se adaptar a essa nova realidade. O Banco Santander, por exemplo, deu início à desativação de transferências via DOC desde 30 de agosto. Quanto aos agendamentos realizados até agosto de 2023, estes serão efetuados normalmente até 28 de fevereiro de 2024, após isso, as transferências serão realizadas apenas via Pix ou TED.

Enquanto isso, o Itaú anunciou que encerrou esse tipo de transação em janeiro, mesmo antes do anúncio da federação, e já desativou as operações em caixas eletrônicos e em aplicativos de desktop.

Já a Caixa Econômica declarou que continuará a efetuar as transações até 15 de janeiro de 2024, sendo possível agendar emissões até essa data, com efetivação até 29 de fevereiro de 2024.

Como ficam os clientes?

Os clientes do Banco do Brasil poderão realizar transferências via DOC até 15 de outubro de 2023 para pessoas físicas e 15 de janeiro de 2024 para Pessoa Jurídica. Após essas datas, as transferências serão feitas somente por TED ou Pix. Em linha similar, o Bradesco confirmou que também seguirá o cronograma divulgado pela Febraban.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas