- Publicidade -

Projetos de Lei relevantes para a sociedade: salário mínimo, servidores públicos e Bolsa Família

0

O recente projeto de lei aprovado trouxe uma série de relevâncias para a sociedade brasileira. Dentre elas, destaca-se o valor do salário mínimo, a questão do reajuste para os servidores públicos e alterações para o Bolsa Família.

- Publicidade -

Com a aprovação dessa lei, o ano parlamentar pode ser encerrado, permitindo o início do recesso de fim de ano para deputados e senadores.

Essas mudanças são de extrema importância, pois se o Orçamento do próximo ano não for aprovado até dezembro, o governo teria que executar 1/12 do orçamento anual a cada mês.

Todo o controle dessa gestão do orçamento global só pode ser realizado após a sanção do texto pelo presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva.

Leia mais:

- Publicidade -

Lula sanciona medida que reajusta salário mínimo e amplia isenção do IRPF no Brasil

Lula cria Ministério para pequenas e médias empresas no Brasil

Como será o aumento do salário mínimo em 2024?

O governo prevê um aumento de R$ 101 no salário mínimo. Esta é uma das principais medidas trazidas pelo projeto de lei. Por outro lado, a equipe econômica ressaltou que o pedido de reajuste salarial feito pelos servidores seria “imprudente”.

Isso se deve ao cenário de “restrições” aos gastos públicos no próximo ano.

- Publicidade -

DOC
Fonte: Global Empregos/reprodução.

Onde o governo Lula irá buscar recursos para cobrir o déficit das contas públicas em 2024?

O governo de Lula tem a intenção de arrecadar R$ 168 bilhões para cobrir o rombo das contas públicas em 2024. Uma parcela deste valor será proveniente das emendas parlamentares, que são recursos do Orçamento cuja aplicação é determinada por deputados e senadores.

Geralmente, o governo controla a liberação dessas emendas e tende a autorizá-las em momentos em que precisa fortalecer o apoio no Congresso Nacional.

Quais são as expectativas para a economia brasileira em 2024?

De acordo com a proposta de orçamento, é estimado que o crescimento da economia brasileira será de 2,3% em 2024, com a taxa básica de juros, a Selic, alcançando 9,8% ao ano. Esses dados superam as expectativas do mercado financeiro para o próximo ano.

Já o relatório Focus do Banco Central aponta que a Selic será reduzida para 9%, enquanto o crescimento do PIB brasileiro será de 1,33%, ambos os números inferiores às projeções governamentais.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas