- Publicidade -

Pagamento do abono salarial PIS/Pasep de 2022 será em 2024: entenda

0

Desde o início de 2023, muitas pessoas vêm questionando sobre a data do pagamento do abono salarial PIS/Pasep para aqueles que trabalharam em 2022.

- Publicidade -

A resposta é que o abono será pago apenas em 2024, e sim, isso se deve a mudanças no cronograma causadas pela pandemia da Covid-19. Vamos entender melhor a situação?

Referente ao ano-base 2020, o pagamento do PIS/Pasep foi adiado para 2022 devido a reestruturação de recursos do governo federal no combate à pandemia.

Seguindo a mudança, o pagamento do abono referente a 2021, que deveria ter acontecido em 2022, só começou a ser operado em fevereiro de 2023. Portanto, seguindo essa lógica, o abono de quem trabalhou em 2022 será pago em 2024, a menos que haja novas mudanças.

Leia mais:

- Publicidade -

Descubra AGORA os critérios para sacar seu abono salarial e as cotas do PIS/Pasep

PIS/Pasep 2024: Quem tem direito e como será o pagamento?

Quem tem direito ao PIS/Pasep de 2024?

Os trabalhadores que têm direito ao benefício são: aqueles inscritos no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos, que trabalharam formalmente por pelo menos 30 dias no ano-base considerado, com salário médio de até dois salários mínimos por mês.

Além disso, os dados do beneficiário devem ter sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

- Publicidade -

Como saber se eu tenho direito ao benefício?

Para saber se possui direito ao PIS/Pasep, o trabalhador deve acessar os sites do governo federal ou da Carteira de Trabalho Digital. Há também a opção de ligar para a central Alô Trabalhador, no número 158.

Como funciona o cálculo do valor do benefício?

O benefício é proporcional ao tempo em que a pessoa foi empregada com carteira assinada no ano-base. Cada mês representa um twelfth (1/12) do salário mínimo. Portanto, quem trabalhou o ano inteiro receberá um salário mínimo cheio. Em 2023, o salário mínimo é de R$ 1.302,00.

PIS/Pasep ; abono salarial
Fonte: FDR

Como consultar e sacar o abono salarial PIS/Pasep.

A associação do pagamento será feita na Caixa Econômica Federal para trabalhadores privados e no Banco do Brasil para servidores públicos.

No caso do PIS, quem possui o Cartão do Cidadão pode retirar o abono em lotéricas ou nos caixas eletrônicos da Caixa.

Quem não tem o cartão pode dirigir-se a uma agência da Caixa com um documento oficial com foto. Caso o beneficiário tenha conta corrente ou poupança na Caixa Econômica Federal, poderá receber o valor por meio do Internet Banking da caixa.

Quanto ao Pasep, pode ser depositado na conta corrente ou poupança dos clientes do Banco do Brasil. Se o beneficiário preferir outro banco, pode realizar a transferência através do site bb.com.br/pasep ou por meio de um caixa eletrônico do Banco do Brasil.

Importante sempre verificar as atualizações e informações oficiais sobre o cronograma de pagamentos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas