- Publicidade -

Crescimento de casos de Covid-19 no Brasil: estamos à beira de uma nova onda?

0

A alta de casos do novo Covid-19 tem preocupado pesquisadores e autoridades de saúde no Brasil. Há uma leitura de que o país pode estar caminhando para uma nova onda de infecções, mesmo não sendo tão grave quanto as anteriores.

- Publicidade -

Isso se deve à disseminação da nova subvariante Éris e a um aumento na taxa de positividade nos testes de Covid-19.

Leia mais:

Bolsonaro deve destinar R$ 17 milhões para órfãos da Covid-19? Entenda a campanha!

Kit covid: Publicidade enganosa custou R$ 55 milhões em condenação

- Publicidade -

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), o aumento de casos vem sendo registrado há aproximadamente duas semanas.

Embora a situação ainda não seja alarmante, existe uma preocupação de que o número de infecções continue a subir pelas próximas semanas.

COVID-19 ; candida auris
Fonte: Paho/reprodução.

Qual a perspectiva atual?

De acordo com o presidente da SBI, o médico Alberto Chebabo, as ondas da doença têm durado entre seis a oito semanas.

- Publicidade -

Considerando as atuais duas semanas de aumento, isso significa que o quadro atual pode se prolongar por mais quatro a seis semanas.

O pesquisador Marcelo Bragatte, do Instituto Todos pela Saúde (ITpS), que monitora a taxa de positividade de testes de Covid-19 no Brasil, acrescenta que o conceito de “onda” deve ser visto com certo cuidado.

Para ele, o cenário atual reflete mais uma série de surtos em diferentes partes do país, similar ao que ocorre com o vírus da gripe.

E a subvariante Éris?

Há suposições de que a nova subvariante Éris esteja contribuindo para o aumento dos casos. Contudo, sem um investimento adequado em vigilância genômica, não é possível afirmar com certeza se a Éris é de fato responsável pelo aumento dos casos, segundo o pesquisador Marcelo Bragatte.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, não há, até o momento, confirmação da subvariante Éris no estado, mas a situação segue monitorada.

Em relação ao número de internações e óbitos, o panorama é favorável quando comparado ao mesmo período dos anos anteriores da pandemia.

Como a população deve se comportar com a nova onda de Covid-19?

Para os infectologistas e pesquisadores, a situação não exige a adoção de máscaras por toda a população.

No entanto, recomendam que pessoas com a saúde mais frágil, como idosos, imunossuprimidos e quem está tratando um câncer, continuem a usar o item de proteção.

Chebabo finaliza reforçando que os casos detectados são leves e de quadros gripais, provavelmente devido à vacinação.

Ele ressalta que as vacinas seguem sendo eficazes contra formas graves da doença, internações e, principalmente, mortes.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas