- Publicidade -

Deputado quer estabelecer Dia Nacional do Patriota em homenagem a Bolsonaro

0

Em uma tentativa de resgatar o patriotismo e o respeito aos símbolos nacionais, o deputado federal Adilson Barroso (PL-SP) apresentou na Câmara um projeto de lei que prevê a criação do Dia Nacional do Patriota.

- Publicidade -

A celebração, segundo o parlamentar, deve acontecer no dia 21 de março, data de aniversário do ex-presidente Jair Bolsonaro, que desperta muitas divergências no cenário político.

Leia mais:

Por que Bolsonaro foi convocado para depor na Polícia Federal?

Ministro Luiz Fux suspende lei que cria o “Dia do Patriota” em Porto Alegre

- Publicidade -

Proposta com etapas em comum?

A proposta curiosamente tem uma similaridade com uma lei que foi revogada pela Câmara Municipal de Porto Alegre. Esta lei previa a homenagem ao dia 8 de janeiro como o “Dia do Patriota”. Essa data é marcada pela invasão às sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Segundo o deputado Adilson Barroso, o projeto visa principalmente gerar um amor genuíno que o cidadão deve nutrir pela história de seu território ou de sua nação.

Uma identificação sincera com a identidade cultural historicamente construída, segundo o filósofo Luiz Felipe Pondé, como referência para a proposta.

Qual a motivação para a proposta de criação do Dia Nacional do Patriota?

- Publicidade -

Bolsonaro e Adilson Barroso - Dia do Patriota
Fonte: CNN Brasil

No documento apresentado, o parlamentar do PL argumenta que a esfera do patriotismo no Brasil está “desgastada” e que os símbolos nacionais “raramente sensibilizam as pessoas”. Ele critica ainda a banalização do respeito aos símbolos nacionais, como a Bandeira e o Hino Nacional.

Na última semana, o projeto do “Dia do Patriota” foi alvo de duras críticas de ministros do governo Lula e parlamentares.

O governo federal, por meio da Advocacia-Geral da União (AGU), e a Procuradoria-Geral da República (PGR) agiram para derrubar a norma associada à lei em Porto Alegre.

Repercussão e Resoluções

O “Dia do Patriota” em Porto Alegre chegou a ser promulgado, mas posteriormente foi derrubado pela própria Câmara Municipal da cidade gaúcha. A revogação contou com o apoio de diferentes partidos, que o encararam como uma tentativa de alinhamento político.

Ao mesmo tempo, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, concedeu um pedido do Ministério Público Federal para revogar o “Dia do Patriota” na capital gaúcha. O magistrado, com muita clareza, afirmou que a lei é um “quadro sem retoques do que representam legisladores irresponsáveis”.

Agora resta aguardar os próximos passos deste novo projeto de Adilson Barroso na Câmara Federal, enquanto a discussão sobre o Dia Nacional do Patriota toma novos moldes e se aprofunda no âmbito político brasileiro.

Afinal, templates repetidos em novas propostas não definem, necessariamente, seus desdobramentos futuros.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas