Em busca de uma vida melhor e mais segura, muitos brasileiros fazem as malas e partem para o exterior. Infelizmente, nem todos encontram o final feliz que esperam.
- Publicidade -
Foi o caso de Amandio Junior, de 44 anos, natural de Presidente Epitácio, interior de São Paulo, que foi morto em Portugal após um conflito no trânsito. A tragédia abriu discussões a respeito da insegurança enfrentada por brasileiros que vivem na Europa.
De acordo com relatos de testemunhas, Amandio discutiu com um motociclista que avançou a faixa de pedestres.
Diante dessa situação, ele foi morto por um golpe conhecido como ‘mata-leão’, que resultou em seu desmaio. Apesar de ter recebido atendimento médico, o brasileiro não resistiu e morreu após 40 minutos de espera.

- Publicidade -
Leia mais:
Criança de 8 anos é morta e esquartejada pela própria mãe
A violência contra brasileiros em Portugal
Após o caso de Amandio, muitos brasileiros que vivem em Portugal e em outros países da Europa se questionaram sobre a segurança.
- Publicidade -
Mesmo saindo do Brasil em busca de condições melhores de vida, a violência, infelizmente, ainda é uma realidade para muitos desses expatriados.
No entanto, é necessário destacar que tais acontecimentos não são frequentes e não representam a experiência da maioria dos brasileiros que vivem no exterior.
A morte de Amandio Junior causou uma grande comoção entre a comunidade brasileira na Europa. Muitos cidadãos expressaram sua indignação e tristeza perante a situação, não só pelo fato em si, mas também pela demora no atendimento médico.
Como resultado, diversos protestos foram organizados, reivindicando melhorias na segurança e no atendimento médico para os brasileiros que residem no país.
O que as autoridades portuguesas estão fazendo sobre o caso?
As autoridades de Portugal informaram que estão tratando o caso de Amandio Junior com a devida seriedade e que estão a procurar o suspeito envolvido no conflito de trânsito.
Além disso, garantiram que medidas estão sendo tomadas para melhorar a segurança dos brasileiros que vivem em Portugal, especialmente no que diz respeito ao trânsito.
O caso de Amandio Junior nos faz recordar a importância de zelar por uma convivência pacífica, não somente no Brasil, mas em qualquer parte do mundo. É fundamental respeitarmos as normas, principalmente de trânsito, para que tragédias como essa sejam evitadas.