Em uma sociedade cada vez mais consciente das questões ambientais, diversas indústrias vêm se adaptando e implementando práticas mais sustentáveis em suas operações.
- Publicidade -
No segmento de fast food, a Divisão Brasil da Arcos Dorados, franquia que opera a marca McDonald’s na América Latina e Caribe, se destaca ao trabalhar para desmistificar a ideia de que comida rápida não pode ser de qualidade e sustentável.
Leia mais:
McDonald’s surpreende ao disponibilizar mais 20 cursos gratuitos de férias
Burger King vs. McDonald’s: veja como essa rivalidade divertida impacta o mercado
- Publicidade -
O presidente da empresa, Rogério Barreira, afirmou recentemente:
“Queremos desmistificar a ideia de que fast food não tem qualidade e não é sustentável. Estamos trabalhando para cada vez mais termos boas práticas e mostrar isso para o consumidor”.

Uma nova experiência de McDonald’s sustentável
Uma demonstração desse compromisso com a sustentabilidade foi a inauguração, na última quarta-feira, 30, de um restaurante da marca próximo à Avenida Paulista, em São Paulo.
- Publicidade -
A nova unidade possui mais de 60 atributos de sustentabilidade, sendo 25 já obrigatórios em outras unidades do McDonald’s.
As novidades na unidade incluem estrutura em madeira de reflorestamento, quiosque externo para vendas feito de material reciclado, compostagem interna e externa, e acabamento de mesas em laminado PET 90% reciclado, entre outros.
Fast food pode ser sustentável?
Ambição é a palavra chave para o McDonald’s, onde os atributos de sustentabilidade são vistos como componentes fundamentais para o sucesso da marca.
O presidente Barreira afirmou que “O entendimento é que todos os 35 novos atributos de sustentabilidade funcionam para os outros restaurantes. A questão agora é analisar os resultados e viabilidade para o plano de expansão”.
De acordo com o executivo, o custo para a construção de um restaurante mais sustentável é competitivo, evitando um obstáculo comum na adoção de práticas verdes nas empresas.
O compromisso com a rastreabilidade dos alimentos
Não é só na construção de novas unidades que a Arcos Dorados está focada. A empresa se compromete em assegurar o abastecimento de carne livre de desmatamento, com 99,92% de fornecedores em conformidade com sua política nesse sentido.
Ao término da jornada do alimento, o cliente é incentivado a descartar corretamente os resíduos, com lixeiras de design intuitivo para facilitar a separação dos materiais. Os resíduos orgânicos são conduzidos para a compostagem no fundo do restaurante.
Esses são apenas alguns dos esforços da Arcos Dorados para se tornar referência em sustentabilidade na indústria de fast food.
A jornada é complexa e constante, mas o McDonald’s acredita ser possível transformar o setor de alimentação rápida em uma força para um futuro mais verde.