A Anatel anunciou na última segunda-feira, 28, novas regras de prevenção de fraudes de portabilidade numérica agora em vigor.
- Publicidade -
Pois, a partir de agora o cliente terá que confirmar a troca de operadora mantendo o mesmo número telefônico através de SMS.
Leia mais:
Anatel reforça medidas de segurança para prevenir fraudes de portabilidade numérica
Anatel anuncia medidas para ligações abusiva e revela ter bloqueado quase 600 empresas
- Publicidade -
A ação é uma tentativa da agência de telecomunicações de evitar fraudes como o sequestro da linha telefônica e o conhecido golpe da portabilidade e do SIM swap (conhecido também como clonagem do chip).

Como funcionará o novo sistema de portabilidade Anatel?
Com o novo sistema, ao iniciar o procedimento de troca de operadora, o cliente receberá um SMS questionando se deseja mesmo realizar o processo.
O cliente então, deverá responder com um “SIM” se quiser realizar a mudança mantendo seu número de telefone, ou “NÃO” se a portabilidade não foi solicitada. Se não houver resposta dentro de um período de seis horas, o processo é automaticamente cancelado.
- Publicidade -
Após advertir sobre o aumento de golpes, a Anatel resolveu por adotar as novas regras de portabilidade numérica, exigindo uma série de adaptações dos canais de vendas das operadoras (lojas, internet, televendas), bem como alterações em sistemas e capacitação dos atendentes.
O que são as fraudes na portabilidade e qual foi o impacto?
Informações pessoais como CPF, RG e até mesmo nome completo que podem ser facilmente obtidas em vazamentos online, ou através do chamado golpe de engenharia social, vêm sendo utilizadas, nos últimos anos, em diversos golpes de portabilidade de número.
A portabilidade numérica, que exige poucas informações, leva muitas pessoas a se tornarem as vítimas. Tendo acesso ao número da vítima, os criminosos invadem contas em redes sociais e conseguem acessar outros serviços como e-mail.
Esse método foi especialmente utilizado contra grandes influenciadores, que para não terem suas contas com milhares de seguidores roubadas, acabavam pagando o “resgate”.
O que vem pela frente?
As operadoras serão obrigadas a informar sobre as mudanças, para que os clientes saibam que existe um novo procedimento ao solicitarem a portabilidade numérica.
O sistema de prevenção de fraudes teve um projeto piloto implementado na região de Goiás (DDD 64), em abril, e depois, expandido para regiões do centro-oeste, norte e também para o Paraná e Santa Catarina.
A partir de hoje, o procedimento passa a ser válido em todo território nacional, numa tentativa de Anatel de coibir as tentativas de fraude e proteger o consumidor.