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Descubra o Atum Bluefin, o mais caro do mundo! Sabor, textura e luxo

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Quando falamos em iguarias gastronômicas, o atum Bluefin certamente conquista um lugar de destaque. Conhecido como a espécie de atum mais cara do mundo, essa delícia das águas tem sabor e textura únicos, atribuídos à sua alta concentração de gordura.

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No Brasil, os restaurantes adquirem a iguaria por um valor que fica entre R$ 500 e R$ 800 o quilo, variando de acordo com o corte. Mas, se estivermos em Tóquio, o valor pode alcançar até R$ 1500 o quilo.

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“A carne do bluefin derrete mais na boca por causa da gordura”, afirma André Saburó Matsumoto, chef e sushiman do restaurante Taberna Japonesa Quina do Futuro, em Recife. Ele ainda aponta que o Bluefin possui um toque de acidez que o distingue de outros atuns.

Fonte: Site RG – UOL

Por que o Bluefin é tão caro?

Se perguntarmos por que o atum Bluefin é tão caro, a resposta seria a qualidade do peixe, seu peso e tamanho, além do fato de ser pescado em alto mar, que requer embarcações e equipamentos mais sofisticados e custosos.

Isso sem mencionar a alta demanda e o marketing gerado pelos leilões do peixe no Japão, que contribuem para elevar ainda mais seu preço.

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Quais as espécies de atum Bluefin?

Quando falamos de Bluefin, referimo-nos a três espécies: Thunnus thynnus, que vive no oceano Atlântico, Thunnus maccoyii, que habita os mares do sul, e Thunnus orientalis, que vive nas águas do Pacífico Norte.

O mais servido nos restaurantes brasileiros é o Thunnus thynnus, também conhecido como Bluefin do Atlântico.

Onde é capturado o Bluefin que consumimos?

O atum Bluefin do Atlântico é majoritariamente capturado no Mediterrâneo, principalmente pela Espanha, que é o maior fornecedor do Brasil. Este bluefin tem um crescimento mais acelerado do que os demais, chegando a ultrapassar os 600kg.

A pesca deste atum carrega consigo uma série de desafios. O peixe nasce naturalmente no mar, e só depois é capturado para ser levado para a fazenda, onde irá engordar até estar pronto para ser vendido.

Além disso, ao se tratar de um peixe muito desejado e caro, o atum Bluefin é distribuído entre diversos restaurantes, para evitar desperdício e baratear o valor.

No final das contas, quem vence é o cliente, que tem a oportunidade de degustar uma das iguarias mais requintadas do mundo. Para aqueles que são amantes da gastronomia japonesa, provar o bluefin é uma experiência inigualável.

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