- Publicidade -

Humanização da cesariana: práticas benéficas e necessidade de atenção à contaminação

0

A cesariana, uma intervenção cirúrgica que remove o feto através de uma incisão no abdômen da mãe, por vezes, parece um procedimento frio e institucionalizado. No entanto, existem práticas e cuidados que podem tornar o processo mais humano e acolhedor, sem comprometer a segurança da mãe e do bebê.

- Publicidade -

O médico Negrini destaca a importância da rapidez na realização do procedimento. Isso porque uma cirurgia mais longa pode aumentar o risco de contaminação, à medida que o abdômen fica mais exposto a bactérias. Por essa razão, enfatiza-se o uso de material estéril e a importância de cobrir a gestante com campos estéreis.

Leia mais:

SUS faz cobrança ilegal de cesariana. Entenda

Mais uma mãe denuncia violência obstétrica no hospital onde mulher teve mão amputada

- Publicidade -

O risco de contaminação em procedimentos de cesariana

“Se a mãe aproxima as mãos da incisão, eleva-se o potencial de contaminação, prolongando o tempo de cirurgia e elevando o risco de infecção”, explica o médico.

É crucial que a equipe médica adequadamente informada sobre os riscos respeite o código de ética médica brasileiro, que proíbe divulgar terapias não reconhecidas por órgãos competentes.

Como é possível humanizar a cesariana?

Porém, a humanização da cesariana não está fora de questão. Existem práticas valiosas que promovem uma experiência de parto muito mais agradável e respeitosa, sem comprometer a segurança da paciente.

- Publicidade -

Algumas dessas práticas incluem abaixar o campo cirúrgico para que a mãe possa visualizar o nascimento, permitir o acompanhamento de um ente querido, promover o contato pele a pele imediatamente após o parto e incentivar a amamentação na primeira hora de vida.

Foto: pixabay

A importância de um ambiente agradável durante o parto

Além disso, minimizar ruídos, reduzir a luz ambiente e incluir música na sala de parto também são medidas que contribuem para o conforto e tranquilidade da mãe. De acordo com Negrini, “Todas essas medidas garantem um nascimento não apenas humanizado, mas também seguro”.

Dessa forma, ainda que a cesariana seja uma intervenção cirúrgica, é possível criar uma experiência de parto que promova um vínculo imediato entre mãe e filho, respeite o ritmo da mãe e garanta a segurança de ambos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas