Na última década a utilização de telas, por causa de celulares e computadores cresceu exponencialmente, ao ponto, que basicamente todos em algum momento do dia estão em frente a uma tela.
- Publicidade -
Na grande maioria dos casos, as pessoas passam muito tempo em frente aos computadores por necessitar trabalhar, estudar ou realizar outras atividades.
Leia Mais:
Sinal de alerta: 5 problemas de saúde provocados pelo excesso de celular
Cuidado com os Olhos: Os Perigos do Tempo Excessivo de Tela
- Publicidade -
Contudo, com o grande avanço da tecnologia, tudo está acessível aos smartphones, fazendo com que as pessoas, foquem em suas telas boa parte do seu dia.
Inclusive, um estudo de 2022, da Lenstore, revelou que 75% da população mundial entre 16 e 24 anos tem passado boa parte do seu dia em frente a telas de smartphones.
Enquanto isso, a mesma faixa etária, aumentou em 45% a utilização de telas de computadores, notebooks e tablets.
Quais são os perigos de ficar tanto tempo em frente às telas?
Como é de conhecimento geral, passar muito tempo de seu dia em frente às telas, seja de smartphones ou computadores deixa a visão de qualquer, com um aspecto de cansaço. Porém, poucas pessoas têm conhecimento do porquê dessa situação ocorrer.
- Publicidade -
Ao nascer, todo o ser humano passa pela condição de hipermetropia, ou seja, sua visão de longe é mais nítida do que sua visão de perto.
Com o tempo, os olhos são ajustados, e os músculos ao seu redor se desenvolvem melhor, permitindo a visão “perfeita” ou então a visão “ideal”.
O olho humano deve, por natureza, possuir um formato arredondado, como uma bola. Desta forma, a luz que é captada pela lente na parte frontal do olho (íris), é refletida na retina na parte de trás do olho, onde as imagens são formadas e enviadas ao cérebro.
Contudo, quando forçamos o olho para poder enxergar melhor uma imagem ou tela próxima ao nosso rosto, o olho é “achatado” assumindo um formato mais alongado.
Desta forma ao tentar enxergar algo que está mais distante, a imagem será formada antes de chegar a retina, causando um desfoque. Esse acontecimento é conhecido como miopia.

Passar muito tempo olhando para telas pode fazer com que a condição de um olho alongado seja permanente, em razão de um enrijecimento dos músculos oculares.
O que se tem visto nos últimos anos é um aumento dessa condição em razão do enorme e constante uso de telas, geralmente próximas aos olhos.